Itapecerica/SP – Itapecerica, cidade da região metropolitana da Grande São Paulo, realiza neste sábado, 17/11, a partir das 18h, a Marcha pela Igualdade Racial, com a presença da ministra Matilde Ribeiro e do prefeito Jorge José da Costa (PMDB). A Marcha sai da frente do prédio da Prefeitura e termina na Avenida 15 de Novembro, em frente à Caixa D’Água, centro da cidade. O deputado Vicente Cândido, presidente da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial na Assembléia também já confirmou presença.
Para Denis Rodrigues, do Movimento H2Mor e do Movimento Brasil Afirmativo, a manifestação servirá como aquecimento para a Parada Negra de terça-feira na Avenida Paulista. Segundo ele, a expectativa é que de 7 a 10 mil pessoas tomem as ruas da cidade, que tem avançado nas políticas públicas pela igualdade racial. No ano passado, o prefeito Costa encaminhou projeto, aprovado pela Câmara por unanimidade, considerando o 20 de Novembro, feriado municipal. Este ano, por intermédio de outro projeto do Executivo, foi criado o Conselho Municipal do Negro, o COMNEGRO, que reunirá representantes da Prefeitura e da sociedade civil e que tem como objetivo implementar políticas para a população negra.
“O Movimento Negro de Itapecerica reconhece que o prefeito e os vereadores, independente de partidos, têm sido sensíveis à nossa Causa. Por isso temos avançado e sabemos reconhecer isso”, afirmou.

Da Redacao