O dia 20 de Novembro representa o reconhecimento da luta heróica de Zumbi no quilombo dos Palmares. Representa a resistência do povo negro contra o escravagista opressor.
Durante muitos anos o 13 de maio foi comemorado como a data da libertação da escravatura. A descontrução da “democracia racial” foi uma vitória de negros e negras que desenvolveram diversas ações políticas pela reconstrução da verdadeira história deste país.
Nos anos 90, trabalhadores representados pela CUT organizavam no dia 20 de Novembro a Marcha do Sorriso Negro.
Reconhecendo a necessidade de se buscar a unidade na ação, potencializar a nossa capacidade de organização, valorizando a construção coletiva do movimento, a CUT (Central Única dos Trabalhadores), abriu mão de organizar a Marcha do Sorriso Negro, mesmo sendo um acontecimento que atraia público e mídia não era mais importante que a unidade do Movimento Negro.
Marcha (Dicionário Michaelis)
sf (fr marche) 1 Ação ou efeito de marchar; maneira de andar em geral. 2 Cadência com que um corpo de tropa caminha. 3 Caminho que um corpo de tropa percorre. 4 Movimento que ele executa para se transportar de um lugar para outro.
Parada
sf (parar+ada1) 1 Ato ou efeito de parar. 2 Lugar onde se pára, especialmente os pontos de bonde, ônibus, trem etc. 3 Demora, pausa. 4 Quantia que se aposta ou se arrisca de cada vez no jogo. 5 Reunião ou passagem de tropas para revista ou exercício. 6 Esgr Ato de se defender de um golpe. 7 Aventura. 8 Empresa ou situação arriscada. 9 Conversa fiada, fanfarronada.
Êxodo: capitulo 14, versículo 15.
15 Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
1678 – Quilombo dos Palmares.
Ganga Zumba entra em Recife para ratificar um acordo de paz com o governo. Zumbi, acompanhado dos chefes de mocambo descontentes, marchou contra a aldeia de Macaco, a capital de Palmares, onde se encontrava Ganga Zumba.

Marcos Benedito