Porto Alegre/RS – Será julgado, nesta quinta-feira (9/12), a partir das 9h, no Foro Cental de Porto Alegre, Pedro Paulo Back. Back é acusado pelo homicídio qualificado de Joelma e Volmir da Silva Elias e pela tentativa de homicídio de Rosângela e Valdir da Silva Elias.
O Júri será presidido pela Juíza da 1º Vara Criminal, Elaine Maria Canto da Fonseca.
Entenda o caso
O crime ocorreu na tarde do dia quatro de dezembro de 2008, na Estrada dos Alpes, situada no Bairro Cascata, em Porto Alegre, local reconhecido como comunidade quilombola. Pedro Paulo Back, conhecido por Alemão, invadiu o quintal das vítimas e matou a tiros duas lideranças da Comunidade Remanescente de Quilombo dos Alpes: Joelma da Silva Elias e seu irmão Volmir da Silva Elias.
Alemão tentou ainda matar Rosângela da Silva Elias, irmã dos mortos e presidente da Associação dos Moradores, que saiu ferida, e Valdir Ellias, também irmão das vitimas, que não foi atingido.
Não tendo conseguido matar Rosângela, o assassino teria voltado ao local do crime no dia seguinte para, em suas palavras, como relatam os moradores, “terminar o serviço”, só não o fazendo porque Rosângela não estava em casa. As vítimas, que eram irmãs e vizinhas do acusado, faziam parte da Associação do Quilombo dos Alpes.
À Justiça, Alemão confirmou ter atirado contra as vítimas, alegando, entretanto, estar se defendendo de agressões com pedras, pedaços de madeira e com arma de fogo. O réu aguarda julgamento preso na Penitenciaria Modulada Estadual de Osório, no litoral gaúcho.

Da Redacao