Brasília – No manifesto em que pedem a continuidade do atual ministro Elói Ferreira de Araújo à frente da SEPPIR, as lideranças que o subscrevem destacam que a gestão de oito meses de Elói foi marcada por “grandes avanços”. “É notório e quase consenso grandes avanços na interlocução com as forças dos Movimentos Sociais, apontando para um futuro de maiores conquistas”, enfatizam.
Veja, na íntegra, o manifesto de lideranças negras pedindo a continuidade do atual ministro da SEPPIR, Elói Ferreira de Araújo, no cargo.
SIM PARA A CONTINUIDADE DA SEPPIR E O FORTALECIMENTO DE SUAS POLITICAS E ESTRUTURAS
As ações de implementação das Políticas de Defesa e Promoção da Igualdade Racial no Brasil de forma institucional começaram na década de 80, depois de muitas lutas e empenho de nosso povo, com o primeiro passo dado pelo então governador do Estado do Rio de Janeiro, Dr. LEONEL BRIZOLA, que implementou duas ações de significativa importância e repercussão nacional, a primeira foi nomear 5 (cinco) secretários de estado Negros entre eles uma Mulher, e em seguida criou a “Secretária de Defesa e Promoção dos Negros – SEDEPRON. Essas ações transformaram-se em marcos da luta do Movimento Negro contra o racismo.
O Governo singular do Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, estabelece outro marco dessa caminhada de lutas e enfrentamentos contra o racismo, quando é criada a SECRETÁRIA DE POLITICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL – SEPPIR, e a partir daí as políticas passam a ter um caráter oficial de enfentramento ao racismo, as desigualdades e de resgate da identidade cultural dos segmentos tradicionalmente discriminados e perseguidos.
Hoje as véspera da posse para se dar início a um novo ciclo governamental, tendo como liderança máxima a primeira mulher eleita Presidente do Brasil, a Ilm.ª Sr.ª DILMA ROUSEFF. Nos trazem a certeza de que as políticas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial serão aprofundadas e para isso é muito necessário o nosso empenho e dedicação total fornecendo apoio e idéias para o êxito das ações, denunciando desvios e erros nas execuções e apresentando alternativas para duvidas e impasses que por ventura apareçam.
Nos dias 03 e 04 de Dezembro estiveram reunidos e participando do Evento “COLÓQUIO – Políticas de Promoção da Igualdade Racial”, várias lideranças dos Movimentos Sociais, durante as atividades foram feitas analises do quadro político atual e as possibilidades futuras e ficou em todos de forma positiva a constatação do perfil de continuidade no Governo com a manutenção dos Ministros de algumas pastas.
Com essa observação cristalizou-se em nosso colóquio a importância e da necessidade de se haver uma continuidade também na direção da SEPPIR, pois é notório e quase consenso que a administração do Ministro ELOI FERREIRA DE ARAÚJO, foi marcada por grandes avanços na interlocução com as forças dos Movimentos Sociais, apontando para um futuro de maiores conquistas.
Sabemos que é da responsabilidade da Presidente DILMA ROUSEFF, indicar seus Ministros, porém nós militantes e apoiadores desse governo não poderíamos deixar de expressar nossa opinião sem que com isso estejamos querendo impor um nome a Sr.ª Presidente ou pretensiosamente estar-mos vetando outros, não, nosso intuito é apenas colaborar expressando o sentimento de muitos de nós e até dos que não estavam no evento mas que com certeza corroboram com essa iniciativa.
Ilm.ª Sr.ª Presidente DILMA ROUSEFF, portamo-nos por meio deste para solicitar a permanência do Ministro ELOI FERREIRA DE ARAÚJO, a frente da SEPPIR e o fortalecimento de suas Políticas e Estruturas.
LUIZ EDUARDO OLIVEIRA – NEGROGUN
Presidente do COBRA.

Da Redacao