Londres – Artistas da música pop britânica, sindicalistas e lideranças do movimento anti-racista da Inglaterra promoverão neste sábado, 28/04, na praça Trafalgar, em Londres, manifestação alertando os britânicos a não votarem no Partido Nacional Britânico (BNP), que defende o racismo e a xenofobia, nas eleições municipais que acontecem no dia 4 de maio.
Pesquisas recentes apontando que um em cada quatro britânicos cogitam votar no BNP alarmaram as lideranças. O Partido racista não tem cadeiras no Parlamento, porém, se confirmadas as pesquisas pode eleger representantes em várias cidades.
Entre outros artistas estarão na manifestação a banda Belle and Sebastian, o rapper Kano, e a diretora de cinema de origem indiana Gurinder Chadha. O prefeito de Londres, o trabalhista Ken Livingstone, e o Ministro da Irlanda do Norte e do País de Gales, Peter Hain, gravaram uma mensagem que será exibida num telão, pedindo aos londrinos para ir às urnas e derrotar o BNP.
As organizações Unite Against Racism (Juntos Contra o Racismo) e Love Music Hate Racism (Amor e Música Contra o Racismo), que receberam o apoio de cerca de 50 parlamentares, também estão mobilizando seus militantes para a manifestação.
O BNP tem sua base social entre trabalhadores brancos que vivem em Londres e sudeste da Inglaterra e prega a intolerância contra negros e muçulmanos e estrangeiros em geral.

Da Redacao