Brasília – Depois de uma viagem de cerca de 14 horas, já está em Brasília a caravana de ativistas do Fórum SP da Igualdade Racial, que saiu nesta quarta-feira (26/09) de São Paulo em direção à Capital Federal. Antes da saída do ônibus, o diretor executivo da Educafro, Frei Antonio Leandro da Silva e a advogada Regina Célia da Silveira, da Comissão do Negro e Assuntos Anti-Discriminatórios da OAB/SP (CONAD), embarcaram de avião para fechar a agenda desta quinta-feira e o encontro com todas autoridades dos três Poderes da República.
Os manifestantes querem encontro no Palácio do Planalto com alguns dos ministros da Casa (Casa Civil, Articulação Política e ou Secretaria Geral da Presidência), com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Elen Gracie, além dos presidentes da Câmara e do Senado.
A primeira atividade de hoje será uma audiência com a ministra Matilde Ribeiro, às 10h30. À tarde, às 14h, haverá a sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado, que será aberta pelo senador Paulo Paim (PT-RS), e às 15h40, a audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, a quem serão entregues as 100 mil assinaturas coletadas no Abaixo-Assinado pedindo a imediata votação do Estatuto da Igualdade Racial e do PL 73/99, que cria Cotas no acesso às Universidades. Também será pedida a pautação e votação da PEC 02/2006, que cria o Fundo de Promoção da Igualdade Racial.
O encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deverá ser seguido de audiência com o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP, onde o projeto do Estatuto está parado desde o ano passado.
No ônibus que saiu de São Paulo viajaram 50 lideranças, incluindo representações das cidades de São Vicente, São Carlos e Botucatu, no interior de São Paulo, que assumiram a coleta de assinaturas em defesa do Estatuto. Também estão presentes em Brasília lideranças negras de cidades da região metropolitana da Baixada Santista, como Itapecerica e Suzano, na Grande São Paulo. As maiores delegações são da Rede Educafro e do Movimento Brasil Afirmativo.

Da Redacao