S. Paulo – O ciclo de debates “Ações afirmativas: estratégias para ampliar a democracia” promove seu quarto encontro nesta segunda-feira, 22 de outubro, para discutir o tratamento dado pela mídia aos temas relacionados ao racismo, à discriminação e à promoção da igualdade racial. O evento se realiza das 9h às 13h, no Hotel Pestana (Rua Tutóia, 77, Jardim Paulistano), em São Paulo.
O objetivo é debater a importância de efetuar mudanças nos meios de comunicação de massa para combater estereótipos que reforçam comportamentos discriminatórios na sociedade e com isso de fato contribuir para valorizar a diversidade racial brasileira. Pretende-se provocar a reflexão de que a comunicação é um direito e deve estar a serviço da população no geral, inclusive negros e indígenas, o que não ocorre na realidade.
Participam como expositores o jornalista e diretor da Fundação Padre Anchieta Gabriel Priolli, o secretário-executivo de Comunicação Social da Presidência da República, Ottoni Fernandes Júnior, e a doutoranda em jornalismo e integrante da Comissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Rosane Borges. O cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo será comentarista, e o representante da Fundação João Mangabeira Nelson Inocêncio coordenará o trabalho.
Governo e sociedade civil
O ciclo de debates foi iniciado em agosto, sob a coordenação daSecretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com o apoio de várias entidades governamentais e não governamentais. O propósito do evento é aprofundar debates e reflexões sobre a realidade socioeconômica brasileira, assim como sobre o desenvolvimento das políticas de inclusão social e promoção da igualdade racial.
A iniciativa, portanto, busca promover a interlocução do governo federal com representantes de diversas instituições públicas e privadas. A partir das discussões, a idéia é que os participantes elaborem textos que serão publicados posteriormente com o intuito de fortalecer as políticas de ações afirmativas e debatê-las com a sociedade. Também serão realizados audiovisuais para exibição pública.

Da Redacao