Salvador – A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
(Seppir), Luiza Bairros, será homenageada pela Câmara Municipal de Salvador, com a Medalha Zumbi dos Palmares. A honraria é concedida a pessoas, grupos ou entidades que se destacam nos diversos setores da sociedade na luta contra o racismo e na defesa da cultura afro-brasileira.
A entrega da Medalha, marcada para o dia 17 de Novembro, às 19h, acontece no momento em que a gestão da ministra é questionada por largos setores do movimento negro, descontentes com a sua postura, considerada “fechada e avessa ao diálogo” e faz parte de uma articulação de setores do movimento negro que visa fortalecer politicamente a ministra.
Para a autora da proposta, vereadora Vânia Galvão (PT), “a medalha é mais que uma homenagem. É a ratificação de um merecimento pela resistência e pela coragem da homenageada de enfrentar de forma digna e firme a realidade do racismo e por sua incansável defesa da valorização da cultura negra em nosso estado, em nosso país”.
Segundo a vereadora, “a ministra Luiza Bairros representa, para todos nós baianos e baianas, em especial para a população negra, a vitória de ideais. O ideal do empoderamento, do reconhecimento, da luta e da competência. Mulher negra de garra, que abrilhantou as conquistas desta população em todas as suas experiências ao longo de sua militância política”.
Luiza Bairros
Nascida no Rio Grande do Sul, Luiza vive em Salvador desde 1979, quando ingressou no Movimento Negro Unificado (MNU), tendo participado ativamente das principais iniciativas do movimento negro na Bahia e no Brasil, sendo que, em 1991, foi eleita a primeira coordenadora Nacional do MNU, organização em que permaneceu até 1994.
De agosto de 2008 a dezembro de 2010, foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (Sepromi) que, à época, tratava de políticas para mulheres e de igualdade
racial. Em janeiro de 2011, assume o cardo de Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), no governo Dilma Rousseff.

Da Redacao