Johanesburgo/África do Sul – No dia internacional dedicado a Nelson Mandela – o Mandela Day, declarado pela ONU – a Fundação que leva o nome do líder sul-africano, pediu a todos os cidadãos do mundo que dediquem 67 minutos do seu tempo a ajudar os semelhantes.
Numa cerimônia que já se tornou tradição, as crianças das escolas sul-africanas cantaram para Mandela, e toda a população foi convidada a realizar boas ações em homenagem a sua luta política. Um coro de 12 milhões de crianças cantou o “Parabéns prá você”.
Homenagens
“Como primeiro presidente de uma sociedade livre e democrática na África do Sul, ele criou as bases de uma sociedade verdadeiramente não racista, não sexista, democrática e próspera”, declarou o presidente Jacob Zuma em sua mensagem de felicitação.
O presidente Barack Obama enviou mensagem, em nome do povo americano, destacando que Mandela continua sendo “um guia para a comunidade mundial e para todos que trabalham pela democracia, a justiça e a conciliação”.
Em comunicado divulgado pela Casa Branca, o presidente e sua mulher, Michele, que no mês passado visitou Mandela destacou: “Em nome do povo dos Estados Unidos, felicitamos Nelson Mandela e honramos sua visão por um mundo melhor”.
Ações
Segundo dirigentes da Fundação Nelson Mandela, cada minuto corresponde a um ano de trabalho de Mandela em defesa da causa pública. Entre os exemplos das ações, a Fundação sugeriu:
– Faça um novo amigo. Conheça alguém de um contexto cultural diferente do seu. Só através do entendimento mútuo é que as nossas comunidades se livrarão da intolerância e da xenofobia;
– Leia para alguém que o não pode fazer. Visite uma instituição para cegos e abra um novo mundo para outra pessoa;
– Dê uma ajuda no seu canil local. Cães sem dono também precisam de passear e de um pouco de atenção;
– Ajude alguém a arranjar um emprego. Crie-lhe um currículo ou ajude-o na preparação da entrevista;
– Muitas pessoas com doenças terminais não têm ninguém com quem falar. Reserve algum do seu tempo a falar com elas;
– Leve alguém que conhece – e que não tem recursos para o fazer – a uma consulta de oftalmologia ou de medicina dentária;
– Doe uma cadeira de rodas ou um cão-guia a quem precise;
– Compre alguns cobertores, ou dê os que já não precisa a alguém em dificuldades.
Outras sugestões poderam ser encontradas no endereço: http://www.mandeladay.com/static/join
Ícone vivo
Mandela, o maior líder negro vivo, nasceu em 18 de julho de 1.918 e completou nesta segunda-feira, 93 anos. Ele passou 27 anos encarcerado por lutar contra o regime de apartheid na África do Sul. Depois de libertado em 1.990, foi eleito presidente da República em 1.994. Um ano antes recebeu o Nobel da Paz e tornou-se um símbolo planetário da reconciliação e da luta antirracismo no mundo.
Uma das frases mais famosas e conhecidas do líder sul-africano é: “Nós podemos mudar o mundo e transformá-lo num lugar melhor. Está nas tuas mãos fazer a diferença”.

Da Redacao