S. Paulo – O Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura é o vencedor do Prêmio APCA 2009 – “Melhor Iniciativa Cultural” da Categoria Artes Visuais. O Museu se destacou pelo conjunto de exposições apresentadas com contribuição de grande importância para a história e a memória da cultura afro- brasileira.
Esta é a segunda vez que o Museu Afro Brasil é eleito pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Em 2005 ele foi o ganhador na mesma categoria. A comissão de votação contou com seis dos principais jornalistas que cobrem a área de cultura e variedades em veículos de imprensa de São Paulo: Rubens Fernandes Júnior; José Henrique Fabre Rolim; João Spinelli; Dalva Abrantes; Luiz Ernesto Kawall; Enock Sacramento; Emília Okubo.
A cerimônia de premiação está prevista para o dia 06 de abril de 2010, no SESC Pinheiros.
O Museu
Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Museu Afro Brasil foi fundado em 2004 e tem como Diretor-Curador o artista plástico Emanoel Araújo. A sede ocupa três andares do suntuoso Pavilhão Manoel da Nóbrega, abrigando exposições simultâneas, de longa duração e temporárias.
Até 25 de janeiro de 2010, o público visitante poderá conferir as seguintes exposições: “Os Mágicos Olhos das Américas”; “Eu Tenho Um Sonho: De King a Obama – A Saga Negra do Norte”; “África em Nós”; “110 Telas, 60 Dias e Um Diário de Viagem – Amazonas 1975” , de José Claudio da Silva e “Francisco de Paula Britto (1809 – 2009) – 200 Anos do Primeiro Editor Brasileiro”.
Ainda no primeiro piso estão as mostras de longa duração “Deoscoredes Maximiliano dos Santos – O Escultor do Sagrado”, homenagem aos 90 anos do Mestre Didi”; “Formas e Pulos – O Saci no Imaginário”.
Há 54 anos a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) escolhe os melhores nas seguintes categorias: Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão. No total participaram da votação 2009, cerca de 50 jornalistas.

Da Redacao