O empresário, cantor e apresentador de TV, José de Paula Neto, o Netinho, e o líder do Grupo Racionais MCs, Mano Brown, estarão em Brasília nesta-quinta-feira (30/06), para lançar, durante a 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Projeto TV da Gente, o primeiro canal de TV dirigido por negros, que mostrará o Brasil na sua pluralidade étnico-racial.
Netinho e Mano Brown chegam na noite de hoje (29/06) e terão uma agenda cheia. Pela manhã, às 9h, se reunem em café da manhã organizado pela Frente em Defesa da Igualdade Racial, presidida pelo deputado Luis Alberto (PT-BA), na Câmara dos Deputados. Às 11h, terão audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado, com o senador Paulo Paim.
A noite o apresentador deve participar às 20h da Mesa Redonda sobre “Diálogo sobre Políticas Culturais na América e no Caribe”, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães que terá a presença do ator e ativista negro norte-americano, astro da série “Maquina Mortífera” Danny Glover. Na mesa estarão o presidente do Conclave dos Povos Indígenas das Américas, Hector Huertes Gonzales, Jesus Alberto Chucho Garcia, presidente da Rede Afro-Venezuelana, Rafael Bernal Alemany, Primeiro Vice-Ministro de Cultura de Cuba, Sheila Walker, antropóloga e diretora da ONG Afro-Diáspora e a atriz e cantora brasileira Zezé Mota.
TV DA GENTE
A TV da Gente – primeiro canal de TV dirigido por negros pretende atingir, no primeiro ano, a meta de 18 horas de programação diária e sua grade incluirá Jornalismo, programas voltados ao público infantil, feminino e adolescente, seriados, filmes e uma linha de shows, tendo como diferencial a pluralidade racial.
O canal – cuja concessão já foi obtida do Governo brasileiro – deverá entrar no ar no dia 20 de Novembro deste ano (Dia Nacional da Consciência Negra, dedicado à memória de Zumbi dos Palmares). Segundo Netinho, o lançamento da TV se tornou possível graças a parcerias públicas privadas. Ele destaca a importância da participação e o apoio das organizações negras e anti-racistas de todo o país ao projeto. “Acho que, com a TV da Gente começamos a realizar um sonho que é de toda a população negra brasileira”, afirmou.
O canal terá imagens geradas a partir de Fortaleza e repetidoras em todo o país, e inicialmente, funcionará como TV a cabo. No primeiro momento as imagens chegarão as capitais de S. Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador e posteriormente para as demais capitais e principais cidades do país.
Segundo o pesquisador e psicólogo Ricardo Franklin Ferreira, a presença da população negra na TV é fundamental para a construção de uma boa imagem de si mesmos. “Enquanto as crianças negras continuarem tendo somente mulheres brancas e loiras como comnceito de beleza, elas terão dificuldades em aceitar suas qualidades”, acrescenta.

Da Redacao