Mauá/ABC – Com um show de Netinho e Eliana de Lima, Mauá, cidade do ABC paulista, encerra neste sábado, (03/12), as atividades do Mês da Consciência Negra, promovidas pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica vinculada a Secretaria de Educação e Cultura do Município.
Durante o show o prefeito Diniz Lopes entregará ao empresário, cantor e apresentador o título de Cidadão Mauaense, aprovado pela Câmara no mês passado. Também durante o evento, no Ginásio Poliesportivo da Associação Atlética Industrial, será lançado oficialmente o Carnaval 2.006 e escolhida a Corte do Samba.
A escolha de Netinho para receber o título de Cidadão deveu-se ao seu envolvimento com as lutas contra a discriminação e o preconceito racial no país. No último dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – ele lançou a TV da Gente – o primeiro canal de televisão brasileira feito e dirigido por negros majoritariamente. “É muito bom saber que o trabalho é visto e valorizado. Como cidadão e profissional que luta por essa Causa, é maravilhoso receber esse título das mãos de amigos que estão me contemplando”, afirmou o cantor.
Durante o show ele deverá prestar uma homenagem ao Prefeito Diniz Lopes pela criação da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o único órgão de uma administração pública na região que tem como objetivo implementar políticas públicas de combate à discriminação e à desigualdade racial.
A cidade encerra o mês de novembro com saldo positivo em relação à questão racial, segundo o coordenador Aparecido Anthony. Manifestações culturais na praça, coleta de sangue para a detecção do Traço e da Anemia Falciformes, ciclo de palestras e mostra de cinema que tiveram grande participação da sociedade civil e representam, na opinião de Anthony, um caminho na eliminação da desigualdade e do preconceito. “Com o apoio decidido do prefeito Diniz Lopes estamos avançando e adotando medidas pioneiras no enfrentamento da desigualdade racial e do preconceito”, acrescentou o coordenador.
Ele destacou ainda o fato de Mauá ter declarado o 20 de Novembro, dedicado à memória do líder negro Zumbi dos Palmares, Feriado Municipal por projeto de Lei encaminhado pelo prefeito e aprovado pela Câmara Municipal.
Serviço: Encerramento do Mês da Consciência Negra, neste sábado (3), a partir das 21h, no Ginásio Poliesportivo da Associação Atlética Industrial de Mauá (Rua Dr. Fernando Costa, 391, na Vila América).

Da Redacao