Angola é um país localizado na África e que foi colonizado por Portugal. Após a conquista da Independência, que já foi sangrenta em 1975, o país enfrentou 27 anos de uma terrível guerra civil, que teve pequenos períodos de relativa paz. Após o fim da guerra, em 2002, Angola passou a ter um dos maiores níveis de crescimento econômico do continente, muito devido à extração de Petróleo.

Nos últimos anos da guerra civil, o guitarrista e vocalista Mauro Neb retorna à Angola após um período de estudos no exterior. Fã de heavy metal, ele decide montar uma nova banda. O grupo foi formado em 2000, em Luanda, capital do país, e Neb optou por batizar a banda com o nome Neblina. Porém, como o interesse por heavy metal era pequeno em Angola, Neb viu-se em dificuldades para conseguir a adesão de outros integrantes à sua banda e, durante um tempo o Neblina atuava como uma banda com um único integrante fixo.

Em 2004, Neb conseguiu estabilizar a formação da banda e dois anos depois ele, Michel Fio (guitarra), Bocolo (baixo) e Thiago (bateria) foram ao Nacional Estúdios de Angola gravar o Innocence Falls In Decay, que se tornaria o primeiro disco de heavy metal lançado em Angola.

O disco, que foi mixado em Portugal, mostra uma banda ainda procurando uma identidade, mas com muita qualidade. Faixas como Alone e Mysterious Sky chega a ter toques de grunge influenciados. Outras músicas, como Alphaland e Holy Angels contém múltiplas vozes e um trabalho de guitarra mais melódico, como no Heavy tradicional, e até utilização de piano, deixando uma atmosfera quase gótica. Tudo isto mostra a multiplicidade de influências e do alto grau de diversidade desta banda.

Heaven's Way, Mistery in the Dark e Memories também são destaques neste disco, que é um marco na cena do Heavy Metal no continente africano. Vale ressaltar que, após o lançamento do disco, o Neblina passou a ser convidado para festivais de estilo em diversos países da África.

O álbum fecha com a marcante Filhos da Pátria, que, como o título sugere, é cantada em português e a letra aborda a guerra civil angolana. Não perca tempo e procure escutar o Innocence Falls In Decay, provando que o continente africano também tem Heavy Metal de qualidade.

De acordo com o site http://www.metal-archives.com/, este continua sendo o único lançamento do estilo em Angola.

Confira a música Filhos da Pátria: https://www.youtube.com/watch?v=VDTBhKquag4

Álbum completo para download: http://www.mediafire.com/…/Neblina+-+Innocence+Falls+In+Dec…

 

Da Redação, Vitor Andrade