Nova York – Nova York tem desde esta quarta-feira (12/03), o primeiro governador negro do Estado – David A. Paterson, 53 anos, o vice, do governador Eliot Spitzer, que renunciou envolvido em um escândalo com uma prostituta. Paterson fica no cargo até 2010, quando terminaria oficialmente o mandato de Spitzer.
O novo governador é deficiente visual porque contraiu uma infecção quando era criança e, três meses depois, ficou totalmente cego do olho esquerdo e com a visão prejudicada no direito.
Antes de ser eleito vice-governador, em 2006, Paterson ocupou durante 11 anos, o cargo de senador por Nova York, defendendo os interesses dos deficientes físicos. Em 2002, foi eleito líder da minoria democrata no Senado.
Mesmo com a deficiência visual, o novo governador caminha há 22 anos pelos corredores do Capitólio sem ajuda, reconhece pessoas que estão conversando a poucos metros e memoriza discursos inteiros.
O político também já jogou basquete e correu uma maratona. Formado em Direito pela Universidade Harvard, Paterson apóia a senadora Hillary Clinton e era visto como o principal candidato para sucedê-la, caso ela seja eleita presidente em novembro.

Da Redacao