“Mussuca” é o Livro resultado de uma pesquisa foto-etnográfica, na comunidade negra rural de Mussuca, em Laranjeiras, Estado de Sergipe, realizada entre junho de 2004 e junho de 2005.
Já “O que ta na cabeça”, segundo Lima, é uma reflexão sobre o pensar da população afro soteropolitana. “Pensar através do que está do lado fora, desfocado, da realidade, das negras necessidades, numa américa cristã e genocida que a todo momento desqualifica o diferente demonizando tudo que não está no padrão de conceito eurocentrico”, afirma.
Ele acrescenta que “O ta na cabeça” não necessariamente dará visibilidade aos conflitos da sociedade negra/branca, e sim fortalecerá vínculos ancestrais para quem de direito e ampliará o prisma dos que não respeitam a diversidade.
Para Lima, embora seja difícil valorizar a cabeça numa sociedade que incentiva a robotização do humano, o culto a uma estética corporal global ditadora e insana, o povo negro está dando visibilidade a sua cabeça, sua ancestralidade, sua História.
“O objetivo do “O que tá na cabeça”, é derramar sobre nossa sociedade, suor, lagrima, alegria, trabalho, amores e dores de um povo que não atravessou o atlântico em cruzeiros turístico. E sim escravizado; e da dor do neo-cativeiro lança seu grito para o mundo”, conclui.
Serviço
Exposição Fotográfica de Alberto Lima
Local: CEN – Coletivo de Entidades Negras (Ladeira da Independência S/N – Av. Joana Angélica, em frente a sede do PT)
DATA: 15 de maio e 15 de junho de 2007
No encerramento será rezada trezena de Santo Antonio e serão servidas comidas típicas. Vá e leve sua reza, sua família, seu axé.
Informações: (071) 99593975/88992917