Lebanon/New Hampshire – A sede da prefeitura da cidade de Lebanon, Estado de New Hampshire, sede da primária das eleições americanas nesta terça-feira, não foi suficiente para acomodar a multidão que fez filas na tarde desta segunda (07/01) para o comício do senador Barack Obama (foto), o primeiro negro com chances reais de chegar à Presidência dos EUA nas eleições de novembro.
Por causa da multidão, e para atender as centenas de pessoas que ficaram do lado de fora, Obama teve de fazer não um, mas dois comícios. O que aconteceu em Lebanon, de acordo com analistas, parece confirmar as pesquisas da Rede CNN, segundo as quais, o senador negro abriu uma vantagem de dez pontos sobre a sua principal adversária, a ex-primeira dama Hillary Clinton, e é favorito para vencer também a primária em New Hampshire. Na última quinta-feira, ele venceu o “caucus” (veja o significado abaixo) de Iowa, com voto majoritariamente dos jovens e das mulheres, deixando Hillary num distante terceiro lugar.
Antes de começar a falar, no comício do lado de fora, Obama cumprimentou as pessoas que foram vê-lo e pediu desculpas por não ter sido possível receber todos dentro da Prefeitura.
“Há algo novo no ar. Você pode sentir. O que estamos vendo aqui é representativo do que está acontecendo em todo o país”, afirmou.
ENTENDA COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO AMERICANA
CAUCUS
Assembléias de eleitores. Democratas se agrupam por preferência e grupos menores são dissolvidos, podendo escolher outro pré-candidato. Republicanos votam individualmente. No fim, são escolhidos delegados das convenções por Condado ou estaduais, que apontam delegados nacionais. Iowa enviará 57 delegados democratas e 40 delegados republicanos para as convenções nacionais dos partidos. Todos os delegados democratas são de Barack Obama, que venceu as eleições no Estado.
PRIMÁRIAS
Eleições internas dos partidos. Dependendo do Estado, podem ser abertas ou apenas para filiados. Delegados às convenções nacionais são designados em proporção ao número de votos recebido por cada aspirante.
CALENDÁRIO ELEITORAL
8/JANEIRO – Primárias em New Hampshire
29/JANEIRO – Primárias na Flórida
05/FEVEREIRO – (Superterça) – Primárias e “caucus” democratas em 24 Estados; primárias republicanas em 20 Estados
04/MARÇO – Primárias em 5 Estados, incluindo Texas e Ohio
25 a 28/AGOSTO – Convenção Nacional Democrata em Denver (Colorado)
1º a 04/SETEMBRO – Convenção Nacional Republicana em Minneapolis (Minnesota)
04/NOVEMBRO – Eleição Presidencial. O candidato que vence em um Estado leva todos os seus delegados ao Colégio Eleitoral, que proclama o resultado.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo

Da Redacao