Helena/Montana – Com 52% das intenções de voto, o candidato negro Barack Obama, virtual candidato democrata à Presidência dos EUA, lidera as primárias de Montana, marcadas para o dia 06 de junho. A senadora Hillary Clintonque, mesmo com chances próximas a zero, mantém a candidatura tem 35%.
As primárias de Montana e de Dakota do Sul são as últimas que acontecem até a Convenção Nacional do Partido Democrata, em agosto. Nas duas serão escolhidos 31 delegados. Obama lidera a disputa com 1.969 delegados contra 1.779 de Hillary, segundo levantamento da Rede CNN.
Desistência de Hillary
O ex-presidente Jimmy Carter disse domingo (25/05) que os superdelegados democratas (que não precisam ser escolhidos em primárias ou caucuses) deverão anunciar em junho que Obama é o candidato do Partido, não esperando a Convenção Nacional. Carter sugeriu a retirada de Hillary.”Penso que nesse momento, ela deverá abandonar a corrida pela indicação democrata”, disse Carter em entrevista ao canal britânico de televisão Sky Newsu a ex-primeira-dama ao jornal “New York Daily News”.
Com mais três primárias por acontecer e apenas 86 delegados em jogo, nenhum dos dois pré-candidatos deve alcançar o número mínimo de 2.026 delegados necessários para garantir a nomeação democrata para as eleições gerais e a candidatura dependerá do voto dos superdelegados, cuja maioria já se bandeou para o lado de Obama.

Da Redacao