Brasília – O novo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará o Brasil em data ainda a ser definida. O convite, já aceito, foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Obama, em contato telefônico mantido nesta terça-feira (11/11), por volta das 19h30. Obama ligou retornando a uma ligação de Lula feita na semana passada para felicitá-lo pela vitória.
A conversa durou 15 minutos e o novo presidente americano mostrou-se bem informado sobre a situação brasileira, em especial, sobre programas sociais, economia e energia renovável, de acordo com fontes do Palácio do Planalto, que acompanharam a conversa.
Segundo essas mesmas fontes, o novo presidente americano, disse que o Brasil é ator fundamental na construção de propostas para superar a crise financeira mundial e também na América Latina, em especial em relação a reforma do Conselho de Segurança da ONU.
Obama transmitiu a Lula seu “orgulho” por ter tido em Harvard um professor brasileiro, que agora ocupa uma pasta no gabinete de Lula, Roberto Mangabeira Unger, ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos.

Da Redacao