Washington/EUA – A Organização dos Estados Americanos (OEA) receberá até o próximo dia 30 de maio, sugestões da sociedade civil para a elaboração da futura Convenção Interamericana contra o Racismo e Toda Forma de Discriminação e Intolerância. Uma página aberta na Internet (http://www.oea.org/racismo) incentiva as entidades não governamentais, institutos de pesquisa, universidades e outros setores, a participar ativamente da preparação da nova Convenção, apresentando propostas.
A Convenção começou a ser articulada a partir da iniciativa do Governo Brasileiro na Assembléia Geral da OEA, realizada em junho de 2005, em Fort Lauderdale, Flórida (EUA), de se criar um Grupo de Trabalho encarregado de elaborar o Projeto. A proposta foi encaminhada pelo Secretário-Adjunto da Seppir, Douglas Martins de Souza, que tem tido sido o principal articulador das iniciativas nesta área.
Na sessão especial do Grupo de Trabalho, presidido pelo diplomata brasileiro Silvio Albuquerque, realizada em Washington, em 28 e 29 de novembro, e que reuniu especialistas das Nações Unidas de vários países, foi destacada a importância de uma maior participação da sociedade civil no processo de elaboração da Convenção.
O texto definitivo da Convenção Interamericana contra o Racismo e Toda forma de Discriminação e Intolerância será aprovado por representantes dos países membros da OEA em sessão especial da Assembléia Geral.
Em julho, de 26 a 28, acontece no Brasil, a Conferência Regional das Américas contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e a Intolerância Correlata (Santiago + 5), marcada para Brasília.

Da Redacao