S. Paulo – O senador Paulo Paim lança nesta sexta-feira (25/05), no auditório da OAB/SP, a segunda fase da campanha de coleta de assinaturas em defesa do projeto do Estatuto da Igualdade Racial, à convite do Movimento Brasil Afirmativo, que apóia a mobilização popular para pressionar o Congresso a votar o Estatuto.
O projeto prevê a adoção de ações afirmativas e cotas no mercado de trabalho, na mídia e a inclusão do quesito cor/raça nos formulários de repartições públicas e empresas como mecanismo para facilitar a adoção de políticas públicas em favor da população negra, entre outras medidas. Foi apresentado em 1.995 quando Paim ainda era deputado e já foi votado e aprovado pelo Senado da República.
Na Câmara, entretanto, embora tendo sido aprovado nas Comissões, não foi encaminhado para votação das duas Casas (Câmara e Senado), porque deputados do DEM (ex-PFL) e do PSDB, forçaram sua apreciação pelo plenário da Câmara, rompendo uma praxe regimental.
Paim começa o dia participando de um debate, às 9h, na Assembléia Legislativa à convite do deputado José Cândido (PT-SP); às 14h seguirá para a OAB, onde será recebido pelo presidente Luiz Flávio Borges D’Urso e Marco Antonio Zito Alvarenga, presidente da Comissão do Negro e Assuntos Anti-Discriminatórios (CONAD).
Da OAB, onde fará palestra, Paim seguirá, às 15h45, para o Sindicato dos Comerciários. Lá, o presidente Ricardo Patah, que também presidirá a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a nova central sindical, o receberá para um ato junto com os demais membros da diretoria do sindicato.
A agenda do senador termina às 17h, na Universidade Zumbi dos Palmares, campus Barra Funda, onde será recebido pelo reitor José Vicente.
Nos três eventos militantes do Movimento Brasil Afirmativo estarão recolhendo assinaturas no Abaixo-Assinado. A proposta dos organizadores é coletar 100 mil assinaturas até julho e entregá-las aos presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente, deputado Arlindo Chinaglia e Renan Calheiros.
Veja a programação
DIA: 25/05 (SEXTA-FEIRA)
14h às 15h30
Local: Plenário dos Conselheiros da OAB/CONAD/SP – Praça da Sé, 385 – 2º Andar – Centro
15h45 às 16h45
Local: Auditório do Sindicato dos Comerciários – Rua Formosa, 408 – Centro
17h
Local: Auditório da Universidade Zumbi dos Palmares – R. Padre Luis Álvares de Siqueira, 640 – Barra Funda
CONTATOS:
Movimento Brasil Afirmativo
Dojival Vieira, Daniela Zeidan, João Bosco Coelho, Izaque dos Santos, Devair Gonçalves – (11) 9647-7322; (11) 9863-2894; (11) 9809-9699; (11) 9325-4747
Sindicato dos Comerciários
Ricardo Patah
Comissão do Negro e Assuntos Anti-Discriminatórios da OAB/SP
Marco Antonio Zito Alvarenga
Universidade Zumbi dos Palmares
José Vicente
APOIO: Agência Afroétnica de Notícias (AFROPRESS) – novo.afropress.com
AFROPRESS – AGÊNCIA AFROÉTNICA DE NOTÍCIAS

Da Redacao