A Ministra Matilde Ribeiro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial iniciou ontem o Painel Internacional de Ações Afirmativas que antecede a 1º Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ressaltando a importância da participação do estado em ações de âmbito nacional e internacional no cenário da promoção de políticas públicas no país e no mundo.
Participaram da mesa de abertura da solenidade Marrie-Pierre Poirier da Unicef, representando a Coordenação das Nações Unidas no Brasil, Laís Abramo, Diretora da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), Fernanda Lopes, Representante do Departamento Internacional de Desenvolvimento do Reino Unido no Brasil (DFID) e Ana Falu, Diretora Regional para o Brasil e Cone Sul do Fundo das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).
Ana Falu ressaltou que “esse encontro marca um espaço fundamental na luta pela promoção da igualdade de raças e gêneros, e é um passo também no fortalecimento do compromisso com o combate às desigualdades que matam e segregam com cada vez mais força no mundo”.
Durante o evento foi firmado um acordo de cooperação entre a Seppir e a Unicef para a promoção da igualdade racial.
Estavam presentes convidados internacionais, representantes governamentais e não governamentais de diversos países.
O Painel Internacional juntamente com o 1º Conapir (Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial) são parte da programação do Ano Nacional da Promoção da Igualdade Racial (março/2005 a março/2006).
A agenda do seminário se estende até o final da noite desta quarta-feira, 29 de Junho, com a participação de representantes de diversos setores.

Da Redacao