Brasília – A Fundação Cultural Palmares encerra nesta sexta-feira (09/11) as comemorações do seu 19º Aniversário com a tradicional Lavagem, e uma festa com degustação do Caruru, apresentação da Oficina de Penteados Afro-brasileiros e show do grupo Tambor de Crioula, registrado este ano como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro.
A Lavagem da Fundação Cultural Palmares está marcada para 9h, e será feita pelas Baianas e Alabês da Federação Brasiliense de Umbanda e Candomblé. Com palmas, rosas e água de cheiro, as lideranças religiosas lavam a sede da Fundação, distribuindo muito axé.
Em seguida, os 71 alunos que se inscreveram na Oficina de Penteados Afro-brasileiros apresentam o resultado do que aprenderam com a especialista Negra Jhô. Ela veio de Salvador para ministrar as aulas, com o objetivo de formar novos profissionais e valorizar a cultura afro-brasileira.
Às 12h30, haverá a degustação do delicioso Caruru, e às 14h, a apresentação do grupo Tambor de Crioula, de Alegria de São Benedito/MA. Em junho deste ano, o grupo foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Depois do registro, o show na Fundação Cultural Palmares é a segunda apresentação do grupo maranhense.
Todos os eventos são abertos ao público. A festa acontecerá na sede da Fundação Cultural Palmares, que fica no Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco H, primeiro subsolo.

Da Redacao