S. Paulo – O publicitário e webdesigner Gabriel Silveira, 24 anos, é o autor do logo da Parada Negra de S. Paulo. O publicitário mora atualmente em Madri, Espanha, e mandou a proposta – aprovada pelo Movimento Brasil Afirmativo – como uma contribuição à mobilização para a Parada Negra, no dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, na Av. Paulista.
Gabriel disse que a simbologia proposta – o abraço negro – é a materialização da busca por diálogo e inserção do povo negro e um convite à integração ao redor da cultura afro-americana, para o fomento de um espírito de diversidade.”
Ele acrescenta que, o formato circular do logo, além de concentrar as energias visuais, lembra a idéia de ponto, de retorno da parada. “A força cultural está identificada através do cabelo e das cores da tipologia, que simbolizam a alma, a música, a arte e as religiões africanas”, afirmou.
Segundo Gabriel, mesmo inserindo “marcas”, o logo foi desenvolvido sob o contexto moderno utilizando linhas de design bastante atuais. “A marca, antes de qualquer coisa e quando bem utilizada é sempre uma maneira de identificação, de agregação de forças. Com o logo a parada propõe um abraço negro em todas as etnias. Trata-se de uma Parada para um abraço negro pelo diálogo. Uma parada para um abraço negro pelo respeito. Uma parada para um abraço negro”, concluiu.

Da Redacao