Brasília – Cerca de 30 parlamentares de todo o país realizaram na manhã desta sexta-feira, no Centro de Convenções, em Brasília, reunião para discutir estratégias visando a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que tramita na Câmara.
A maior parte dos parlamentares são vereadores que participam da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, porém, há pelo menos três deputados estaduais, dois de Minas e um de S. Paulo, o deputado José Cândido, do PT de S. Paulo.
A iniciativa da reunião foi do deputado Isaltino Nascimento, do PT de Pernambuco, para quem a principal ação será trabalhar as bancadas no Congresso.”Devemos discutir estratégias para aprovação de uma Frente Parlamentar para aprovação do Estatuto.
Durante a reunião os parlamentares também discutiram estratégias para fortalecer a Seppir nos Estados para que as ações atinjam uma maior parcela da população. “Precisamos aproveitar essa oportunidade única para nos unirmos para estabelecer uma articulação coordenada pelo fim do preconceito e da discriminação que ainda persistem no país”, afirmou Nascimento.
O vereador Batista Conceição (foto), do PSB de Santana do Livramento (RS), disse que a reunião foi bastante produtiva e um novo encontro foi agendado para este sábado (27/06), quando o assunto voltará a ser discutido e se pretende tirar propostas para apresentação à plenária de encerramento. “A principal idéia é de se fazer um Fórum Nacional de Parlamentares Negros, com apoio da Seppir”, afirmou Conceição, que foi o primeiro presidente negro, em 150 anos de história da Câmara Municipal da cidade.

Da Redacao