Rio – Mestres, contramestres, simpatizantes, pesquisadores e alunos da Capoeira, promovem nesta sexta-feira (26/01, a partir das 18h30 uma grande concentração na Cinelândia para exigir do Comitê Olímpico Brasileiro a participação da Capoeira nos Jogos Pan Americanos que acontecem este ano no Rio.
Além da exigência da participação da capoeira nas festividades de abertura do PAN 2007, será feito o lançamento da pedra fundamental da Fundação do Conselho Nacional de Copeira, que tem como meta estruturar nacional e internacionalmente esta luta-esporte, que foi uma das formas de resistência do povo negro durante o período do escravismo.
Os organizadores estão propondo que os participantes levem faixas com o nome do grupo a que pertencem, do mestre, indicando local e sede do Grupo. Depois da concentração na Cinelândia, a manifestação segue rumo aos Arcos da Lapa.
“Historicamente, as grandes lutas que o negro travou por todo o Brasil em prol de sua liberdade tem no Rio de Janeiro uma grande caixa de ressonância, onde o braço do negro capoeirista aflorou bravamente, inclusive em defesa de nosso país contra invasores”, dizem os organizadores em manifesto que convoca a manifestação.

Da Redacao