“Pestana – 30 anos de Arte pela Igualdade” é uma coletânea com os trabalhos do cartunista, traduzida em Inglês e Espanhol, em três volumes e editada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).
A coletânea reúne os melhores trabalhos do cartunista, marcados pelo compromisso com a igualdade, o combate ao racismo e a defesa dos direitos humanos.
Carreira
Natural de Santo André, cidade da região do Grande ABC, em S. Paulo, Pestana iniciou seus estudos artísticos na escola de Poliarte de São Paulo, no final dos anos 70. Como cartunista ele começou no Pasquim, onde trabalhou com Henfil e outros grandes cartunistas brasileiros.
“Os traços de personalidade forte e a coragem para tratar da questão racial são suas marcas. Seus cartuns são denúncias do racismo e uma crítica social que revelam um olhar atento e confirmam seu compromisso com a mudança de paradigmas da nossa sociedade”, comenta o ex-ministro chefe da SEPPIR, Elói Ferreira de Araújo, responsável pela publicação.
Além dos trabalhos do cartunista, a coletânea apresenta textos de personalidades como Ivete Sacramento, reitora da Universidade de Bahia, Flávio Carrança, jornalista e coordenador da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA), e João Jorge Rodrigues, presidente do Olodum.
Os três ressaltam a importância da obra de Pestana para a denuncia e o avanço da igualdade
racial no país.
Além do trabalho ativo como cartunista, Pestana é também presidente do Conselho Editorial da Revista Raça Brasil
Serviço: Lançamento coletânea ” Pestana – 30 anos de Arte pela Igualdade”*
Data: 21 de fevereiro de 2011
Hora: 19h
Local: Museu da Língua Portuguesa- Estação da Luz