Rio Claro/SP – Numa cena que lembra bem o padrão Casa Grande e Senzala, a marca registrada das relações raciais no Brasil, o prefeito de Rio Claro, Du Altmari (PMDB) humilhou o único vereador negro da cidade, Moacir Calixto (PRP) pelo fato de o mesmo tê-lo denunciado à Polícia por desrespeitar a Lei Orgânica do Município e manter duas pessoas condenadas em segunda instância em cargos de confiança, violando a Lei da Ficha suja.

“Você que morou comigo manda me prender? E morou comigo, hein? Já pensou se não tivesse morado? Você lembra que eu trazia comida prá você lá do restaurante, lembra? Eu ia lá no refeitório e trazia comida prá você, você lembra? A gente mandava pão… como é que chama? Doce de abóbora e trazia pra você. Você ficava lá na República, lembra? Precisa lembrar disso?”, insiste o prefeito, no papel de senhor da Casa Grande a vereadores e funcionários constrangidos.

O fato aconteceu na última sessão do ano de 2013, no dia 28 de dezembro, no gabinete do presidente da Câmara, na solenidade para devolução de R$ 300 mil como sobra de caixa da Câmara ao Executivo. Era a primeira vez que Altmari encontrava Calixto (foto abaixo) depois da denúncia do vereador.

Sem responder, o vereador se afastou, deu as costas ao agressor e continuou tentando puxar conversa com funcionários – igualmente constrangidos.

O prefeito passou, então, a relatar aos vereadores presentes – Paulo Guedes (PSDB), Dalberto Crritofoletri (PDT), Júlio Lopes (PP), pastor Anderson Chistofoletti (PMDB) e Geraldo Voluntário (DEM) – como teria mandado comida para o vereador. Os vereadores não esboçaram reação em defesa do colega.

O Governo municipal é comandado pelo PMDB e PT e o prefeito é cotado para ser um dos coordenadores no interior paulista da campanha da Presidente Dilma Rousseff à reeleição.

O vídeo com a cena Casa Grande e Senzala está correndo as redes sociais e provocando vergonha e escândalo. O vereador disse que processará o prefeito por danos morais e estuda outras medidas legais com base na Lei antirracista – a Lei 7.716/89.

Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=uThrgoaz5nQ#t=57

Da Redacao