S. Paulo – A Secretaria do Trabalho da Prefeitura de S. Paulo, por intermédio da Comissão Intersecretarial de Monitoramento e Gestão da Diversidade, lança nesta terça feira, 21/03 – Dia Internacional de luta contra a Discriminação Racial, criado pela ONU – a cartilha “Trabalhando a Diversidade na Cidade de S. Paulo”.
O lançamento da cartilha, de autoria do publicitário e cartunista Maurício Pestana, acontece às 15h, no auditório do Sindicato dos Comerciários de S. Paulo (Rua Formosa, Vale do Anhangabaú), que apóia o evento, e faz parte da programação para lembrar a data. A cartilha lembra que as discriminações de raça e de gênero constituem os pilares da desigualdade social no Brasil e cita dados para embasar essa afirmação. Pestana é o mais importante cartunista negro do Brasil e tem feito exposições no país e no exterior.
A CIM-Diversidade, presidida pelo jornalista Dojival Vieira, é constituída por representantes indicados por todas as Secretarias da Prefeitura, Autarquias, Subprefeituras e órgãos afins e foi criada pelo secretário Gilmar Viana para implementar o GRPE – Programa de Fortalecimento Institucional para a Igualdade de Gênero e Raça, Erradicação da Pobreza e Geração de Emprego e Ocupação da OIT. A Seppir, do Governo Federal, também é parceira na implementação do Programa.
Como parte da programação para lembrar o 21 de março – dia que é mundialmente lembrado, em homenagem aos mártires de Sharpeville, África do Sul, durante o regime do apartheid – haverá apresentação da peça “Milágrimas”, em cartaz no SESC Pinheiros, do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, no dia 23/03, quinta-feira, às 21h. A produção do espetáculo, que é feito por jovens negros na sua maioria residentes na periferia de S. Paulo, ofereceu 130 convites para os membros da CIM-Diversidade.

Da Redacao