S. Paulo – A 1ª edição do Prêmio Empreendedor Sustentável promovido pelo Portal 1 Papo Reto, com patrocínio da empresa sul-coreana Samsung reuniu nesta terça-feira (27/01) no auditório da empresa, no bairro do Morumbi, em S. Paulo, cerca de 120 pessoas, de diferentes áreas de atividade, incluindo os 20 premiados. O jornalista e advogado Dojival Vieira, editor de Afropress foi um dos nomes.

Também entre os 20 estão, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, Celso Athayde, fundador da Favela Holding, e o escritor e ativista, Durval Arantes.

Fazendo a diferença

O jornalista Rosenildo Gomes Ferreira, criador do Portal e idealizador do Prêmio, e o vice-presidente de Marketing para a América Latina da Samsung, Mário Lafitte, fizeram a abertura da cerimônia antecedida de um café, falando dos objetivos do Prêmio e da importância de reunir pessoas que fazem a diferença como empreendedores. “Ninguém faz nada sozinho. Se chegamos até aqui é porque contamos com o auxilio e a dedicação de um time de profissionais capazes de colocar de pé um projeto ambicioso como o portal 1 Papo Reto”, disse o jornalista.

A fundadora da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, mulher do empresário Jorge Johannpeter, do Grupo Gerdau, foi escolhida pela Samsung como a Empreendedora Sustentável de 2015. Ela lembrou as palavras do Papa Francisco, quando em visita ao Brasil conclamou os jovens a serem “revolucionários”, e cobrou a presença de “alguém do Governo”. “O Governo deveria olhar para esses exemplos para, não apenas incentivá-los, mas replicá-los como políticas públicas”, afirmou.

A cerimônia de entrega do Prêmio, apresentado pela jornalista Rejane Romão, também contou com talk show em que Talita André, da ONG Artemisia, e Alexandre Teixeira, do Projeto Felicidade S.A. falaram sobre qualidade de gestão e qualidade de vida como molas propulsoras de carreiras de sucesso.

Parceiros

Além de ativistas, jornalistas e blogueiros, participaram da cerimônia, Renato Meirelles, do Instituto Data Popular, Jorge Gerdau, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Marcos Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Anders Norinder (country-manager da iZettle, Cláudio Rocha, da EcoSimple, Luly Viana, da Sassu, Bernd Rieger, da LandInvest, Castro Alves, da Vai Voando, Cadu Ronca, sócio do Bike Café e da Aromeiazero, Eckart Michael Pohl, diretor de Comunicação da Câmara Brasil-Alemanha, Christiane Cralcev, gerente de Sustentabilidade da GVT, Heloisa Omine, da Shopfitting, Marina Grossi, presidente executiva do CEBDS e Renê Garcia Júnior, da RGAssociados.

 As histórias dos 50 personagens que concorreram ao prêmio serão reunidas em um livro que ele está preparando para ser lançado até o final do semestre.

Veja quem foram os premiados da 1ª edição do Prêmio Empreendedor Sustentável 2015.

Adriana Zveibil e Veronica Cassavia Diogo

Descontentes com a deterioração da qualidade de vida, elas criaram o Mooca Verde, movimento que atua no resgate deste bairro paulistano.

Amanda Rahra e Nina Weingrill

Criadoras da empresa social ÉNois que usa a comunicação como ferramenta de inserção social e promoção da qualidade de vida dos jovens da periferia.

Carlos Pedro da Silva, Elaine Ramos e Sila Vieira

Fundadores da empresa comunitária, Carteiro Amigo, a primeira nascida dentro de uma comunidade a se tornar uma franquia.

Celso Athayde

Empresário e agitador social baseado no Rio de Janeiro, ele é fundador da Favela Holding, uma plataforma de negócios que tem as comunidades pobres como as principais beneficiárias.

Dojival Vieira

Jornalista e advogado, ele lançou a Afropress, a primeira agência de notícias especializada em temas da comunidade afro-brasileira.

Durval Arantes

Escritor e ativista de internet, este fluminense foi um dos primeiros a sacar a importância da internet para projetos de empreendedorismo para a comunidade afro-brasileira.

Elias Tergilene

Mineiro de origem humilde, ele criou a primeira rede de shoppings-centers do Brasil, especializada no que ele denominou de classe G. De Gente!

Fábia Sacco

Comanda o Observatório Social de Maringá, entidade fundada em 2003 que faz um pente-fino nas contas municipais, para evitar desmandos e desvios de verbas.

Flavio Masson

Publicitário paulistano, radicado em Nova York, aposta em uma empresa social, a Rangri, para ajudar a combater a fome no Brasil. O projeto começou por Curitiba.

Gabriel Silva

Dono da grife Ahimsa, de calçados e acessórios, a primeira do Brasil a atuar de acordo com os preceitos do veganismo.

Guilherme Lichand

Sócio da MGov Brasil, que auxilia governos locais testar a validade de programas sociais, por meio de instrumentos tecnológicos de baixo impacto.

Heloísa (Zica) Assis e Leila Velez

Fundaram a Beleza Natural, empresa de cosméticos que atua na promoção da autoestima e na valorização da beleza das mulheres de cabelos cacheados, ondulados e crespos.

José Vicente

Insatisfeito com a reduzida presença de negros nas universidades, ele liderou um grupo de ativistas afro-brasileiros que criaram a Faculdade Zumbi dos Palmares.

Julio Cesar de Barros

Criou o projeto Hortas Cariocas nas comunidades do Rio de Janeiro, a maior iniciativa de agricultura urbana de cunho socioeconômico, da América Latina.

Maria Elena Pereira Johannpeter (foto)

À frente da Parceiros Voluntários, ela ajuda na qualificação da gestão de ONGs, além de promover ações de trabalho comunitário.

Marcelo Marinello

Ativista ambiental, a bordo do motorhome da SOS Praias Brasil ele e sua equipe percorrem o país promovendo ações em defesa do litoral.

Rodrigo Machado

O artista plástico se juntou a um grupo de amigos na Serviços Gerais e sai pelas ruas de SP fazendo pequenos reparos em equipamentos públicos.

Rubens Bernardes Filho

Ao lado de um grupo de cientistas da Embrapa Instrumentação, de São Carlos (SP), desenvolveu um plástico que promete ampliar a vida útil de alimentos.

Virgílio Viana

Comanda a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), ONG que se tornou referência em iniciativas que unem preservação e geração de renda na floresta.

Wagner Gomes

Economista, ele fundou e dirige a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), especializada na potencialização socioeconômica de comunidades rurais.


 

Da Redacao