A campanha tem como objetivo estimular o voto negro e antirracista e aumentar a presença de parlamentares comprometidos com a defesa da igualdade. O cineasta aceitou revelar de quem será seu voto nas eleições de 03 de outubro.
Joelzito, que é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de S. Paulo (ECA/USP) tem sido selecionado para participar de festivais de cinema em todo o mundo. Mineiro de Nanuque, mas eleitor no Rio, onde vive há nos, foi um dos premiados em 2004, no Festival de Gramado, com o filme “Filhas do Vento” .
Ele disse que só não definiu ainda em quem votará para governador. “Eu tenho quase todos os votos, com exceção de governador e senador”, afirmou. Para o Senado ele acrescenta que votará nas legendas do PT e do PC do B.
Embora tenha domicílio eleitoral no Rio, o cineasta disse que se votasse em S. Paulo, seus candidatos seriam, para o Senado, Netinho de Paula, e para deputado estadual, o jornalista Dojival Vieira. Ele também adiantou que apóia e torce pela reeleição do senador Paulo Paim, no Rio Grande do Sul.
Depois do documentário “Cinderelas, lobos e um príncipe encantado”, em que trata do tráfico de mulheres, Joelzito se prepara para lançar “Raça”, filme em que aborda a temática da desigualdade racial no Brasil. O filme está em fase de montagem e deverá ser lançado ainda este ano.
Sub-representação
Segundo o Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil, 2007-2008, coordenado pelo professor Marcelo Paixão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dos 513 deputados federais eleitos em 2006, apenas 11 eram de raça ou cor preta, sendo 10 homens e uma mulher. Os auto-declarados pardos eram 35, sendo 33 homens e duas mulheres. No total, foram 46 deputados, sendo 43 homens e três mulheres, o que representava 9% do total de deputados eleitos. Em 2006, os pretos e pardos correspondiam a 49,5% da população brasileira.
No Senado, o Relatório também apontou a sub-representação negra: no começo de 2007, 76 dos 81 senadores eram brancos (93,8%), e somente quatro eram pardos e um preto. Senadores pretos e pardos eram apenas 6,2% da representação no Senado. Todas as 10 senadoras (12,3%) eram brancas.
Confira quem são os candidatos do cineasta Joelzito Araújo
Presidente – Dilma Rouseff
Governador: ?
Senadores: ?
Deputado Federal: Edson Santos (PT)
Deputado Estadual: Jorge Coutinho (PMDB)