A campanha tem como objetivo estimular o voto negro e antirracista e contribuir para o aumento, em todo o país, de uma bancada de parlamentares que tenham na sua agenda como prioridade o combate à desigualdade racial.
O Fórum S. Paulo da Igualdade foi uma articulação de entidades que, entre 2006 e 2007, desencadeou a mobilização responsável pela coleta de 100 mil assinaturas, entregues aos representantes dos três Poderes, em Brasília, em caravana que contou com a participação da Comissão do Negro e Assuntos Anti-Discriminatórios da OAB/SP, Sindicato dos Comerciários de S. Paulo, Rede Educafro de Cursinhos Pré-Vestibulares e Movimento Brasil Afirmativo. À época, o frei ocupava a direção executiva da Educafro.
“Tenho uma satisfação imensa em participar do projeto “Mais preto, no branco da política”. Com efeito, precisamos despertar, em nossos eleitores, a importância de votarmos em atores sociais negros e negras cuja ética de responsabilidade assente-se na defesa da coisa pública, considerando a necessidade de políticas afirmativas que objetivem a inclusão social de milhares de negros e negras, bem como a estimulação para o exercício da cidadania ativa do nosso povo brasileiro”, afirmou.
Frei Leandro vota em S. Paulo e anunciou que votará nos seguintes candidatos.
Presidente: Dilma Rouseff (PT)
Governador: Aloizio Mercadante (PT)
Senadores: Marta Suplicy (PT) e Netinho (PC do B)
Deputado Federal: Vicentinho (PT)
Deputado Estadual: Dojival (PC do B)