S. Paulo – O Presidente da Comissão Interamericana e Direitos Humanos e Relator Especial sobre os Direitos dos Afrodescendentes da Organização dos Estados Americanos (OEA), estará em S. Paulo, hoje, 05/07, para uma reunião com entidades e lideranças da comunidade negra.
A visita, que faz parte de um giro que inclui Brasília, onde já esteve, e Salvador, é organizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de S. Paulo, presidida pelo deputado Ítalo Cardoso e pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. A reunião está marcada para as 16h30, no Espaço da Cidadania, Páteo do Colégio, 184 – Centro.
Roberts é presidente da Comissão de Direitos Humanos da OEA desde fevereiro deste ano. Antes, foi Ministro da Justiça e Assuntos Jurídicos e Procurador Geral de seu país (Antígua e Barbuda) e exerceu a função de consultor jurídico internacional de várias organizações públicas e privadas. É membro do Internaciotional Bar Association e da Inter-American Bar Association.
O Relator foi um dos principais defensores da iniciativa diplomática do Brasil de elaboração de uma Convenção Interamericana contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação e Intolerância. A vinda ao Brasil tem como objetivo difundir a existência e as linhas de trabalho da Relatoria Especial, assim como estabelecer um diálogo com autoridades do governo federal e autoridades estaduais e municipais de S. Paulo e da Bahia, visando conhecer a política desenvolvida pelo Brasil na proteção dos direitos dos afrodescendentes.
Em Brasília, o Relator Especial, já esteve com a Ministra Matilde Ribeiro, da Seppir, com o Ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores, Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e com o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal. Além das autoridades ele reuniu-se, na véspera da Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, com o grupo de comunicadores da mídia negra e anti-racista que teve representantes de vários Estados na cobertura do evento.
Além do presidente da Comissão da Assembléia Ítalo Cardoso, e do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, João Frederico dos Santos, a reunião terá a presença do Secretário de Justiça, Hédio Silva Jr.

Da Redacao