S. Paulo – Foi enterrado às 11h desta segunda-feira (19/02), no Cemitério Vale da Paz, bairro Eldorado, em Diadema, o corpo do Pai Francelino de Shapanan, coordenador do Intecab – Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileira – coordenação de S. Paulo. O enterro foi acompanhado por dezenas de sacerdotes das religiões de matriz africana, Pais, Mães, Filhos e Filhas de Santo do ABC e da Capital.
Pai Francelino, 51 anos, faleceu na manhã deste domingo, 18/02, no Hospital das Clínicas de S. Paulo, depois de sofrer um infarto fulminante. Ele estava hospitalizado desde dezembro, quando se internou no Hospital das Clínicas para se submeter a uma colostomia. Fez a operação e já estava se recuperando, quando sofreu o infarto na manhã de domingo. O corpo foi velado no seu terreiro à R. Itália, 52, Jardim das Nações, em Diadema.
Francelino F. Vasconcelos, o Pai Francelino de Shapanan (Toy Vodunnon Francelino de Shapanan) era uma das maiores autoridades religiosas de religião de matriz africana no ABC e no Estado de S. Paulo, respeitado por sua liderança dentro e fora de sua comunidade.
A coordenadora interina do Intecab-SP, Egbomy Conceição Reis de Ógún, diz que a morte de Pai Francelino é uma grande perda. “Estou passada. É com grande tristeza que comunicamos o falecimento do nosso amigo irmão. A religião vai ficar bastante abalada. Como pessoa, era amiga, companheira. Ele brigava com você, ele cobrava posicionamento dos sacerdotes em relação à ética, postura. Era um orientador. Quando brigava se retratava”, concluiu.

Da Redacao