S. Bernardo do Campo/SP – A Câmara Municipal de São Bernardo, por iniciativa do vereador Zé Ferreira, do PT, aprovou na sessão da última quinta-feira (27/03), o projeto de Lei que institui o 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, feriado municipal na cidade.
O projeto estava em tramitação na Câmara desde 2006, e foi aprovado por unanimidade, depois de acordo entre as lideranças dos partidos. Dois artigos que determinavam que o Legislativo deveria promover campanha para divulgar o feriado civil foram retirados por emenda proposta pelo próprio Ferreira, que é vereador desde 1.982 e está na sétima legislatura seguida.
“Quero aqui agradecer a todos os colegas vereadores, as lideranças, porque aprovamos o projeto que institui o feriado municipal em homenagem a Zumbi dos Palmares. Vamos comemorar o feriado municipal e, além disso, o reconhecimento da luta do povo negro e de todo o povo brasileiro contra o preconceito e pela igualdade racial e social no Brasil”, afirmou Ferreira.
S. Bernardo é berço político do PT e da CUT, além de ser domicílio eleitoral do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A população negra na cidade representa cerca de 27% do total – cerca de 200 mil pessoas – 75% da qual habita as periferias (morros e favelas) abaixo da linha de pobreza, segundo estudo do professor Marcelo Paixão, com base no Censo do IBGE 2000.

Da Redacao