S. Paulo – Para comemorar a Semana da Consciência Negra deste ano, a Faculdade Zumbi dos Palmares e a Afrobras (Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural) realizarão de 15 a 17 de novembro, no Memorial da América Latina, a 1ª edição da FLINK-Sampa, uma festa internacional da cultura negra com mais de 60 atrações gratuitas, com apresentações de teatro, cinema, shows, artes plásticas, literatura, dança, esportes, seminários, fóruns, moda, beleza e consultoria em empreendedorismo.

“A Flink-Sampa é um espaço de interação, dessa nova classe média intelectual, multiracial, que quer oportunidades para criar um Brasil melhor e mais justo. Essa diversidade deve ser discutida, mostrada, debatida para que possamos integrar todos os brasileiros num círculo virtuoso da produção artística, intelectual, étnica e cultural. Moldar um Brasil que sai do sonho para se tornar realidade”, explicou Ruth Lopes, diretora da Afrobras (foto).

A Flink Sampa foi apresentada na sede da Coca-Cola, no Rio de Janeiro, em almoço que reuniu mais de 50 artistas e imprensa, entusiasmados com a iniciativa de fomentar a cultura negra, como explicou a atriz Chica Xavier, que esteve no evento com seu marido e dois netos: “Eu sempre prestigio o Prêmio Raça Negra como uma das mais importantes iniciativas de reconhecimento do valor do negro brasileiro, mas estou encantada com essa festa de artes, cultura e conhecimento que vai mostrar a contribuição do negro e mostrar que a diversidade deve ser valorizada”, afirmou.

O vice-preidente de Comunicação da Coca-Cola, Marco Simões, reiterou o apoio às iniciativas da Afrobras e da Faculdade Zumbi dos Palmares, destacou as ações arrojadas e inovadoras pelo reconhecimento do afrodescente e acrescentou que a Flink Sampa surpreende pelo tamanho do desafio e prometeu fazer mais. “Essa proposta é ousada, como tudo que a Zumbi dos Palmares faz. Levar atrações culturais gratuitas, num espaço enorme como o Memorial, proporcionar ações acadêmicas, sociais, esportiva, com música e literatura, está dentro do conceito de ação da Coca-Cola. É mais que investir em ação social, é negócio. É estar ao lado do nosso consumidor”, afirmou Simões.     

FLINK-Sampa e a integração América-África

A Flink Sampa terá mais de 60 atrações gratuitas: apresentações de teatro, cinema, shows, artes plásticas, literatura, dança, esportes, seminários, fóruns, moda, beleza e consultoria em empreendedorismo

O evento homenageará o poeta afrodescendente Cruz e Sousa, maior representante literário do simbolismo no Brasil, que criou o movimento literário, das artes plásticas e do teatro que rompeu com o materialismo do final do século XIX.

Além das 30 Universidades Historicamente Negras dos Estados Unidos (HBCU) e de Universidades brasileiras como UNIFESP, UNESP, UNICAMP e USP entre outras, a Flink-Sampa reunirá ativistas negros, como o ator norte americano Danny Glover e o senador americano Jesse Jackson, além de artistas e grupos de teatro angolanos e moçambicanos.       

Troféu Raça Negra

Dentro das atividades da Semana da Consciência Negra, acontecerá a 11ª edição do Troféu Raça Negra, o “Oscar” da comunidade negra brasileira, que premia personalidades que contribuíram para a construção de uma sociedade melhor e igualitária. Este ano, o cantor Emílio Santiago será homenageado pelo valor de sua obra. O cantor, falecido em março, foi destaque do Troféu em 2006 por sua atuação na luta pela igualdade racial.

Pela primeira vez, num mesmo espaço, de forma didática e direta, as ações de empreendedorismo poderão contar com avaliação do BNDES e do SEBRAE. Pelo alcance e ineditismo, o BNDES é um dos incentivadores e patrocinadores do evento.

A programação está sendo finalizada. “Muitos escritores negros querem participar, assim como cantores e atores. O evento tende a crescer”, comemorou o escritor e curador literário da Flink Sampa, Uelinton Farias Alves (foto acima), especialista em Literatura do Século XIX, com destaque para autores afro brasileiros.

Coletiva em S. Paulo

Nesta terça-feira (08/10), acontece coletiva de imprensa promovida pela Afrobras e Faculdade Zumbi dos Palmares, no auditório Mário de Andrade do Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda) para apresentação dos eventos da 1ª Flink-Sampa e 11º Troféu Raça Negra em comemoração a Semana da Consciência.

Da Redação, com informações de Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa da Flink Sampa