S. Vicente – A Câmara Municipal de S. Vicente realiza na próxima quinta-feira, às 19h, véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, sessão solene para entrega do título de “Cidadão Vicentino”, ao Frei David Raimundo dos Santos, fundador e ex-diretor executivo da Rede Educafro.
Frei David já não é mais diretor executivo da Educafro, porém, continua sendo o líder de fato da entidade, dirigida por frades franciscanos. Atualmente, vive em Luzerna, interior de Santa Catarina.
A proposta do decreto legislativo nº 20 de 07 de agosto passado, foi apresentada pelo vereador Sargento Barreto em junho passado e também foi subscrita pelos vereadores Fernando Bispo (PSB) e Alfredo Moura (PSDB). Barreto é negro e pertence ao PPS e acabou de se eleger vice-prefeito na chapa com o prefeito Tércio Garcia, do PSB, reeleito em outubro.
Educafro
Na justificativa Barreto lembra passagens da biografia de Frei David, nascido na cidade mineira de Nanuque em 1.952, e destaca o trabalho desenvolvido na Educafro pelo frei franciscano, desde a fundação da entidade.
Em São Vicente, segundo Barreto, a entidade já formou e graduou 35 pessoas, seis das quais continuaram seus estudos e no momento fazem graduação. Só em São Vicente a EDUCAFRO conta com núcleos por onde já passaram 1.200 alunos nos cursos pré-vestibulares,já formou e graduou 35 pessoas – 6 delas continuaram seus estudos e estão atualmente fazendo pós-graduação. Uma das ex-alunas da Educafro está em Cuba fazendo Medicina.Uma delas está em Cuba estudando Medicina.
“Em um período em que há muitas pessoas que se auto-proclamam líderes do Movimento Negro, chegando ao erro estratégico de dividir uma grande manifestação em prol das ações afirmativas em novembro de 2005, o religioso franciscano parece ser uma das poucas cabeças negras a ter a lucidez de um Martin Luther King Jr, e a radicalidade de um Malcolm X, com aceitação em qualquer ala política. Principalmente porque não é candidato a nenhum cargo eletivo”, concluiu o vereador na justificativa.

Da Redacao