Salto/SP – A Comissão Organizadora da 3ª Conferência Regional da Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá nos dias 26 e 27 de julho na Estância Turística de Salto – cidade do interior paulista situada a 105 Km da capital na região de Sorocaba – anunciou os nomes dos dois conferencistas que ministrarão as palestras magnas na noite de sexta-feira: o advogado e jornalista Dojival Vieira dos Santos, editor de Afropress, e a socióloga e mestre em Sociologia Roseli de Oliveira. O evento acontecerá no Auditório “Rubens Anganuzzi” do CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), localizado na Praça Antonio Vieira Tavares, 73.

Dojival acumula em seu currículo, trabalhos como consultor e palestrante especializado em Políticas de Valorização da Diversidade Étnico/Racial, com passagem pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Coordenou o Programa Diversidade na Universidade do Ministério da Educação – Programa de acesso à Universidade de grupos socialmente desfavorecidos, com ênfase a afrodescendentes e indígenas. Tem experiência na gestão de políticas públicas para afrodescendentes e presidiu a Comissão Intersecretarial de Monitoramento e Gestão da Diversidade (CIM-Diversidade), da Secretaria do Trabalho do Município de São Paulo, de agosto de 2006 a junho de 2.008, quando criou, juntamente com entidades da sociedade civil, o Selo Diversidade no Trabalho Cidade de S. Paulo.

Atualmente, Dojival (foto) presta serviços de consultoria ao Sindicato dos Comerciários de S. Paulo. Também atuou na defesa de políticas públicas para a população negra brasileira junto à Secretaria Nacional da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores (UGT) em projetos de políticas de valorização da diversidade e superação da discriminação étnico-racial.

Palestras

Além de socióloga e mestre em Sociologia, Roseli também é doutoranda em Sociologia Urbana – PUC/SP, especialista em gestão e saúde pública para o SUS – USP. Foi a primeira Coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena na Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo no período de 2009 a 2011.

Atuou também como Coordenadora da Unidade de Apoio aos Conselhos de Cidadania do Estado de São Paulo na Secretaria de Relações Institucionais do Estado de São Paulo. E coordenou o Programa de Educação Continuada e de Saúde da Mulher Presa na Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.

Como professora, lecionou no Centro de Estudos Africanos da Universidade São Paulo, na antiga Escola Paulista de Medicina, atual Universidade Federal de São Paulo; na Residência Médica Generalista de Cotia; no Centro São Camilo, entre outras instituições. Atualmente está como Consultora do Instituto Brasileiro da Diversidade e desenvolve autonomamente projetos para a iniciativa privada e em várias prefeituras do Estado de São Paulo. E se dedica atualmente ao estudo do tráfico interno e externo de mulheres negras e territorialidade.

Inscrições

As inscrições para a 3ª Conferência Municipal da Igualdade Racial, segundo José Roberto Benedito, da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Ação Social e Cidadania, podem ser feitas até o dia 23/7 às 18h pelo email [email protected] com indicação do eixo que irá participar: 1) educação, 2) saúde da população negra, 3) acesso a moradia e terra, 4) Segurança Pública e acesso à justiça, 5) mercado de trabalho e geração de renda, 6) participação cidadã, controle social e SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e 7) Cultura, esporte e lazer. O evento está previsto para começar às 19h30 na sexta-feira com a cerimônia de abertura e no sábado às 8h com o credenciamento. A Conferência conta com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Salto.

 

Da Redacao