Salto/SP – A Estância Turística de Salto, cidade do interior paulista situada a 105 Km da capital na região de Sorocaba, abre nesta sexta-feira (26/07) no Auditório “Rubens Anganuzzi” do CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), localizado na Praça Antonio Vieira Tavares, 73, a III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. A cerimônia de abertura está marcada para as 19h30 com palestra do advogado, jornalista e editor de Afropress, Dojival Vieira, e da socióloga Roseli de Oliveira.

A professora Elisa Lucas Rodrigues, da Coordenação da III Conferência Estadual, designada por decreto do governador Geraldo Alckmin, confirmou presença na mesa de abertura. A Conferência prossegue no sábado (27/07), a partir das 8h com o credenciamento dos delegados de várias cidades da região.

Para essa etapa, o tema foi regionalizado e os eixos ampliados pela Comissão Organizadora. “Democracia e Desenvolvimento por uma região de Sorocaba contra o racismo” será abordado em sete eixos: 1) educação, 2) saúde da população negra, 3) acesso a moradia e terra, 4) Segurança Pública e acesso à justiça, 5) mercado de trabalho e geração de renda, 6) participação cidadã, controle social e SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e 7) Cultura, esporte e lazer.

Nessa semana, o prefeito Juvenil Cirelli (PT) encaminhou ofício aos prefeitos das 79 cidades da região estimulando-os a enviarem representantes a essa etapa que elegerá 31 delegados para a Conferência Estadual, prevista para acontecer entre os dias 23 e 25 de agosto em S. Paulo.

Conferência conta com apoio do CEUNSP que cedeu gentilmente o espaço, da Coordenadoria da Igualdade Racial e das secretarias municipais da Ação Social e Cidadania, da Cultura e Turismo e dos Esportes da Prefeitura da Estância Turística de Salto com suporte e infraestrutura para o evento.

 

Da Redacao