Salvador – Lideranças religiosas e políticas de vários Estados começaram a chegar a Salvador nesta quinta-feira (08/10) para as atividades da I Caminhada Nacional pela Vida e Liberdade Religiosa marcada para os dias 21 e 22 de novembro – o mês da Consciência Negra.
Salvador será, até este sábado, 10 de outubro, a capital brasileira da religiosidade de matriz africana, reunindo lideranças das várias tradições religiosas. O objetivo do encontro é realizar um Seminário que definirá detalhes finais da I Caminhada.
Segundo o coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras, Marcos Rezende, durante o Seminário serão debatidos os temas relacionados à religiosidade, a intolerância religiosa e o Fórum Nacional das Religiões de Matriz Africana, que pretende ser o que é a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para os católicos.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, foi convidado e deverá comparecer ao Seminário. Também já confirmou presença, o presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo.
Rezende disse que também será lançada no Seminário a campnha “Quem é de Axé diz que é!” que se destina a sensibilizar as pessoas a assumir sua identidade religiosa no Censo de 2010.

Da Redacao