Salvador – Cerca de 100 mil pessoas deverão participar neste domingo da 5ª Caminhada da Liberdade, organizada pelo Fórum de Entidades Negras de Salvador, com início marcado para as 10h, saindo da sede do Ilê Ayê, Rua do Curuzu, na Liberdade, e término às 14h no Largo do Pelourinho.
A Caminhada reunirá 14 agremiações negras da Bahia, entre as quais o próprio Ilê, Olodum, Muzenza, Male Debalê e o afoxé Ókánbí e será animada pelos percussionistas dos blocos afros e afoxés.
Estão previstos pronunciamentos de lideranças de entidades do Movimento Negro baiano, como João Jorge, presidente do Olodum, Vovô, do Ilê e Hamilton Borges, do Movimento “Reaja ou será morto. Reaja ou será morta”, que denuncia o genocídio contra os jovens negros por grupos de exterminínio.
As manifestações em Salvador serão transmitidas pelo Cyber Aruá, um projeto do Instituto de Mídia Étnica – organização que luta por reparação nos meios de comunicação e tem apoio da Secretaria de Municipal de Reparação. O Projeto funcionará na Praça Municipal de Salvador, das 14h às 22h, disponibilizando gratuitamente computadores com acesso à Internet, telão com vídeos, além de performance de DJs.
Repórteres, fotógrafos e cinegrafistas estarão espalhados pela cidade, fazendo a cobertura das manifestações. Quem estiver no espaço do Cyber terá informações de Salvador em tempo real, além de poder se conectar a outros veículos de mídia do Brasil, como a Afropress – Agência Afroétnica de Notícias (novo.afropress.com), a Revista Afirma e o Portal Afro, entre outros.
Através da internet, o público também terá informações sobre a TV da Gente, canal nacional voltado para a população negra, que estreará neste domingo.
O Cyber Aruá integra a programação do V Festival Pan Africano e também exibirá, a partir das 15h, curtas e documentários sobre a temática racial. O Dj Leandro, da Uhuru Hip Hop, comandará o som, com muito soul music, RAP, entre outros gêneros da música negra.
O nome da instalação, um trocadilho com os Cyber Café, faz referência a uma bebida da tradição religiosa africana, servida nos terreiros da cidade. O projeto visa possibilitar uma cobertura dinâmica e instantânea, através de internet, vídeo, fotografia e áudio, das caminhadas a favor da igualdade racial, que ocorrerão neste domingo, em diversos pontos da cidade.
Durante a “Caminhada da Liberdade” o Fórum de Entidades trocará 10 mil camisetas com o slogan da 5ª Caminhada por 1 quilo de alimento não perecível.
Outras Manifestações
Ainda neste domingo como parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra haverá o ato “Vamos abraçar o Dique”, que reunirá o povo de santo, seguidores de religiões de matriz africana e irmandades católicas, como a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O ato será iniciado a partir das 9h em frente ao busto de Mãe Runhó, no fim de linha do Engenho Velho da Federação, como repúdio a intolerância religiosa.
Durante a semana, entre os dias 25 e 27, o Fórum de Entidades Negras de Salvador realizará eventos culturais em sete bairros da cidade para incrementar as discussões e propostas de políticas públicas para a comunidade negra brasileira.
Na sexta-feira, 25, o Cortejo Afro realiza o Zumbi Vive, em Pirajá 1, às 20h; e o afoxé Ókánbí comanda o Zumbi – General Negro na Praça dos Artistas (Engenho Velho de Brotas), também às 20h. Sábado, 26, o Ilê Ayiê estará às 20h no Senzala do Barro Preto (Curuzu), com o projeto Novembro Azeviche, e o Muzenza, ás 14h, na Praça do Reggae (Pelourinho).
No domingo, 27, no mesmo horário (17h), acontecem três eventos na cidade. Os Negões estarão no Festival Reggae, Roots e ambareggae, na Vasco da Gama; Malê Debalê realiza evento na sua sede em Itapoã, e o Olodum se apresenta no Largo do Pelourinho.
Destacando a importância das comemorações, o jornal A TARDE deste domingo publica o “Gente de Raça”, Caderno Especial que aborda temáticas ligadas à história e à cultura dos afrodescendentes.
Confira a Programação
1º Festival de Música África-Brasil
SÁBADO
Shows, às 17h, nesta ordem: Olodum, Edy Vox, MV Bill, Didier Awadi, Inacyra, Margareth Menezes, Thandiswa Mazwai, Preta Gil, Ilê Ayiê e Daniela Mercury.
Atividades de rua: 20 rodas de capoeira a partir das 14h. Toque de 20 alabês por volta das 17h30.
Feira de Empreendedores Afro-brasileiros: a partir das 17h, no em frente ao Hospital Espanhol, próximo ao Forte Santa Maria
DOMINGO
Shows, às 17h, nesta ordem: Diodorina, Malê de Balê, Mestre Lua, Gerônimo, Muzenza, Coumba Gawlo, Paulo Flores e Banda Maravilha, Carlinhos Brown e Cesária Évora.
Atividades de rua: 6 rodas de samba a partir das 14h e quatro afoxés às 16h
Feira de Empreendedores Afro-brasileiros: a partir das 10h, no em frente ao Hospital Espanhol, próximo ao Forte Santa Maria
Exposição Olhares Cruzados: África-Brasil-Haiti
Onde: Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra
Quando: de 18 a 27 de novembro, exceto segunda-feira
Horário: 8h às 19h
Ingressos: R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia-entrada)
Mais informações: (71) 3264-3296
V Festival de Cinema Pan Africano
Data: de 16 a 20/11
Local: O Festival movimentará diversos pontos da periferia de Salvador, através de mostras itinerantes de vídeos e filmes, em locais como terreiros de candomblé, estação de trem da Calçada, Espaço Cultural dos Alagados, Escada, Nordeste de Amaralina, dentre outros.
Roteiro completo: (acesse “Cinema sem Folclore”)
5ª Marcha da Liberdade até o Pelourinho
Data: domingo, dia 20, a partir das 10h
Concentração: Curuzu, em frente à Senzala do Barro Preto (sede do Ilê Ayiê)
Vamos abraçar o Dique
Data: domingo, dia 20, às 9h
Local: em frente ao busto de Mãe Runhó, no fim de linha do Engenho Velho da Federação
Atividades do Fórum de Entidades Negra da Bahia
Dia 25
Quem: Cortejo Afro, no Pirajá 1, às 20h
Quem: afoxé Ókánbí, na Praça dos Artistas (Engenho Velho de Brotas), também às 20h
Dia 26
Quem: Ilê Ayiê, no Senzala do Barro Preto (Curuzu), às 20h
Quem: Muzenza, na Praça do Reggae (Pelourinho)ás 14h
Dia 27
Quem: Os Negões, no Festival Reggae, Roots e ambareggae, na Vasco da Gama, às 17h
Quem: Malê Debalê, na sua sede em Itapoá, às 17h
Quem: Olodum, no Largo do Pelourinho, às 17h.

Da Redacao