Salvador/BA – O Instituto 4P – Poder ao Povo Pobre e Preto -, de Santo Antonio de Jesus, a 187 Km de Salvador (100 Km via ferry-boat) promove no próximo dia 12 de dezembro, Seminário sobre o tema “Fortalecimento do Samba, um Diálogo Necessário: defendendo o Samba como política pública de direito”.
O Seminário acontece das 08 às 17h, na Universidade da Bahia (UNEB), Santo Antônio de Jesus – considerada a “Capital do Recôncavo”, e, segundo Júlio Vilela, presidente do Instituto, tem por objetivo valorizar o samba – o samba de roda do recôncavo – “que foi reconhecido como uma das matrizes do notório símbolo nacional”.
“O valor do samba de roda transcende esse caráter de ancestralidade e sua importância permanece presente no cotidiano de homem e mulheres da Bahia. Tal diálogo, torna-se necessário e oportuno no momento em que se comemora o dia do samba, pois a manifestação musical, coreográfica e poética, o samba de roda permeia atividades econômicas, religiosas e lúdicas, particularmente no contexto cultural do recôncavo baiano”, afirma Vilela.
Veja, a programação do Seminário
08:10h – Credenciamento
09:00h – Mesa de Abertura
10:00h – Mesa: Forma de expressão cultural e referencias históricas do samba.
Eixo 1: Historia , Desenvolvimento e função social.
Eixo 2: Descrição técnica: estilo, gênero, escolas, influências.
Eixo 3: Periodicidade da forma de expressão cultural
14:00h – Mesa : O enfraquecimento da forma de expressão, pressões e riscos potenciais de desaparecimento
Eixo 1 : Objetivos do plano integrado de salvaguarda e valorização do samba de roda
Eixo 2: componentes do plano de salvaguarda; execução e etapas do plano de salvaguarda
17:00 – Apresentação do samba de roda

Da Redacao