São Carlos/SP – Cerca de 3 mil assinaturas em favor do Estatuto da Igualdade Racial e do PL 73/99, que cria cotas nas Universidades, foram coletadas em apenas um fim de semana em São Carlos – cidade situada a 230 Km de São Paulo – na mobilização promovida pela Câmara Nacional de Participação e Desenvolvimento dos Afro-Brasileiros.
Segundo João Carlos Cassiano, presidente da entidade, barracas instaladas no Calçadão da Avenida General Osório, centro da cidade, no Dia 1º de setembro – Dia Estadual de Mobilização em defesa do Estatuto proposto pelo Fórum SP da Igualdade Racial – foram procuradas durante todo o dia por centenas de pessoas. Além da coleta, foi possível explicar para as pessoas o sentido das ações afirmativas, das cotas e do Estatuto para a igualdade racial no Brasil.
“Foi muito bom. Saiu na imprensa, os jornais e as rádios cobriram e o movimento está crescendo muito”, afirmou Cassiano.
Com o adiamento da audiência em Brasília para o final deste mês (a audiência vai acontecer no dia 27 de setembro), Cassiano diz que haverá mais tempo para intensificar a mobilização também em cidades que fazem parte da região como Araraquara, Rio Claro, Jaú e São do Rio Pardo, entre outras.
A mobilização pela coleta de assinatura está tendo o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, do Sindicato de Funcionários da USP (Sintusp), entre outras entidades.

Da Redacao