S. Paulo – A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), por intermédio
da Coordenação de Políticas para População Negra e Indígena, e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), promovem, na próxima quinta e sexta-feira (18 e 19/11), das 9h às 17 horas, a “Feira Paulista de Quilombos”.
Em comemoração ao mês da consciência negra, a ideia do evento é proporcionar uma reflexão sobre a população quilombola, mostrando a trajetória e as tradições, a fim de promover justiça social e resgatar a cidadania plena dos quilombolas.
Na quinta-feira (18/11), no período da manhã, a abertura do evento acontecerá no Espaço da Cidadania onde haverá a apresentação do Plano de Ação Microbacias II. Após a apresentação, a Feira do Quilombo acontecerá no Pateo do Colégio durante todo o dia. No final da tarde, às 17 horas haverá a exibição do filme “Cotidiano da Vida dos Quilombolas” seguindo de uma roda de conversa para discutir sobre o tema.
Na sexta-feira (19/11) a Feira no Pateo do Colégio começará as 9 horas permanecendo até as 17 horas quando haverá a exibição do filme “Besouro” seguido de um debate.
A Coordenação tem realizado ações com o objetivo de possibilitar reflexões e discussões sobre temas como discriminação, racismo, racismo institucionalizado e intolerância religiosa.
Sobre a Coordenação
A Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo foi criada em 2009, tendo como principal atribuição defender os direitos da população negra, indígena e quilombolas. Além de assessorar o secretário no assunto específico, a coordenadoria deverá, segundo o decreto, “promover, elaborar, coordenar, desenvolver e acompanhar programas, projetos e atividades, com vistas, em especial, à efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana, de afrodescentes e grupos étnica e historicamente vulneráveis, como comunidades tradicionais de terreiros, quilombolas e indígenas”.
Também cabe à coordenadoria realizar estudos, pesquisas, cursos, conferências e campanhas relacionadas à igualdade racial, bem como elaborar sugestões e aperfeiçoamento da legislação vigente, além de servir de suporte para órgãos do Estado e da sociedade civil.
Programação
18 de Novembro (quinta-feira)
9h – Apresentação do Plano de Ação Microbacias II (Espaço da Cidadania)
12h – Feira dos Quilombos (Pateo do Colégio)
17h – Exibição do filme “Cotidiano da Vida dos Quilombolas” (Espaço da
Cidadania)
Roda de conversa (Espaço da Cidadania)
19 de Novembro (sexta-feira)
9h – Feira dos Quilombos (Pateo do Colégio)
17h – Exibição do filme “Cotidiano da Vida dos Quilombolas” (Espaço da
Cidadania)
Roda de conversa (Espaço da Cidadania)
Serviço:
Feira Paulista de Quilombos
Data: 18 de Novembro de 2010
Horário: Das 9h às 17h
Local: Espaço da Cidadania e Pateo do Colégio
Endereço: Pateo do Colégio, 184 – Centro

Da Redacao