Santo André – A “Exclusão Social e a Questão Racial” é o tema da Oficina da XI Semana de Formação Profissional, promovida desde segunda feira pela Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (Feasa), e que será encerrada nesta sexta-feira (20/07) no SESI Theobaldo de Nigris, em Santo André. O facilitador da Oficina, convidado pelo terceiro ano consecutivo, é o jornalista Dojival Vieira, editor de Afropress.
A Semana este ano tem como eixo temático “Cuidando de Gente que Cuida” e reúne educadores e funcionários das entidades assistenciais associadas à Feasa. “A Semana é um verdadeiro espaço de aprendizado, de troca de experiência e de energia”, afirma Maria Inês Villalva, coordenadora técnica da Feasa. No total são 17 Oficinas englobando várias áreas do conhecimento e reunindo mais de 400 participantes.
Na Oficina “Exclusão Social e a Questão Racial”, educadores, agentes operacionais, técnicos e auxiliares administrativos trataram de temas como racismo, a história do negro no Brasil, o que significou o 13 de Maio para a população negra, Ações Afirmativas e Cotas, dentre outros.
No encerramento desta sexta-feira, haverá apresentação cultural sobre o tema abordado e apresentação de projeto concebido pelos próprios participantes visando a transformação do conhecimento adquirido em prática instrumento para transformação da realidade. A apresentação cultural tem como objetivo levar aos demais participantes uma amostra do que foram os conteúdos discutidos durante a semana.

Da Redacao