Washington/EUA – Policiais brasileiros dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Rondônia e Pará, participam desde segunda-feira (15/11), em Washington, do Seminário sobre Segurança Pública, organizado como parte do Plano de Ação Brasil/Estados Unidos para a Superação da Discriminação Racial (Joint Action Plan to Eliminate Racial and Ethnic Discrimination and Promote Equality – JAPER).
O ministro chefe da SEPPIR, Elói Ferreira de Araújo, e o Secretário de Ações Afirmativas, Martvs Chagas, acompanham o grupo. Do lado americano, participam, entre outras autoridades, o secretário-assistente de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, embaixador Arturo Valenzuela. O Seminário acontece na sede do Departamento de Estado, em Washington.
Segundo o secretário de Ações Afirmativas, Martvs Chagas, a troca de experiências entre policiais brasileiros e americanos está sendo extremamente positiva e representa um passo importante na luta pelo combate ao racismo no Brasil.
“Marcados pela experiência do racismo e da discriminação Brasil e EUA estão construindo caminhos para o aproveitamento de lições que são comuns na luta pela superação do racismo nos respectivos países. Continuamos a dar passos para tornar realidade o Plano de Ação”, afirmou.
A delegação brasileira foi escolhida pelos membros do Grupo de Trabalho Interministerial que se reuniu em maio. O retorno ao Brasil está previsto para esta sexta-feira (19/11).

Da Redacao