Porto Alegre/RS – Estão abertas as inscrições para o ciclo de palestras “Manifestações afro-gaúchas e a dinamização das culturas negras”, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS em parceria com a Fundação Cultural Palmares. O evento tem vagas limitadas e acontece no dia 25 de setembro, no auditório da Faculdade Monteiro Lobato (Rua dos Andradas, 1180, Porto Alegre), das 14h às 18h.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail à secretaria do Sindicato ([email protected]). O evento é aberto a jornalistas, universitários, estudantes, professores, pesquisadores, gestores públicos, agentes culturais e demais interessados nas culturas negras. Mais informações pelos fones (51) 3228-8146; 3226-0669 ou 3226-1735, com Mara Santos.

A atividade, que integra as comemorações dos 71 anos do SindJor/RS e 25 da Fundação Cultura Palmares, objetiva divulgar a riqueza e a diversidade da cultura da população negra, destacando os aspectos culturais do Estatuto da Igualdade Racial, criado através da Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010.

A programação também visa chamar a atenção para o cumprimento da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. O ciclo de palestras, além de Porto Alegre, se estende por Brasília, Maranhão, Pernambuco e Espírito Santo e culminará com uma publicação.

O Ciclo será executado pelo Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros, que discute as questões étnico-raciais e a invisibilidade da população negra na mídia. “A escolha do sindicato para promover o Ciclo no Rio Grande do Sul nos deixa muito orgulhosos. Entendemos que é um reconhecimento ao trabalho árduo que o Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros faz, há mais de dez anos, no Estado”, explica Jeanice Dias Ramos, uma das coordenadoras do Núcleo.
 
Na realização do evento, o Sindicato dos Jornalistas/RS conta com o apoio da FATO (Faculdades Monteiro Lobato), CODENE (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul), Conselho Municipal do Povo Negro, COPIR (Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial do RS), Sempre Mulher – Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais, Grupo de Ação Afirmativa Afrodescendente (GAAA) e CEPPIR–GHC (Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Grupo Hospitalar Conceição).

Palestrante

O palestrante das “Manifestações afro-gaúchas e a dinamização das culturas negras” será Jessé Oliveira, fundador e diretor do Grupo Caixa-Preta, mestrando em Teatro e formado em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs. Ele é professor e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica, na Faculdade Monteiro Lobato – FATO. Desde 2006 produz e coordena o “Encontro de Arte de Matriz Africana que anualmente traz espetáculos e painelistas de todo o Brasil e América Latina. Atualmente integra o Conselho Gestor do Centro Cultural Companhia de Arte. E tem em seu currículo, a direção de mais de 40 espetáculos de teatro, dança e música.

 
Programação
 
14h – Mesa de abertura

14h30min – Palestra de Jessé Oliveira

15h30min- Debate

16h30min- Coffee-break

 

Da Redação, com informações do Sindicato dos Jornalistas do RS