S. Paulo – O texto “Namíbia, Não!”, do dramaturgo negro Adri Anunciação, será tema da palestra em Colóquio internacional sobre Literatura brasileira contemporânea no Ibero-Amerikanisches Institut, que acontece hoje (11/03) e amanhã (13/03), em Berlim, na Alemanha. O Colóquio é uma produção do Institut, da Université Paris-Sorbonne, da Freie Universitat de Berlin e da Universidade de Brasília.

A palestra “Uma comédia negra: Namíbia, não!”, de Anunciação será ministrada pelo professor alemão Henry Thorau, da Universitat Trier, nesta terça, às 11h45. Anunciação é um dos dramaturgos da Companhia Melanina Acentuada que teve seus textos lidos na Mostra Nova Dramaturgia, e é o idealizador do evento que ocupa o Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

É também o autor negro jovem que vem dando foco a Dramaturgia Negra brasileira nos meios midiáticos e de crítica para além do movimento negro. No Cológio, por iniciativa do professor Henry Thorau, tradutor oficial da obnra de Nelson Rodrigues, na Alemanha, a dramaturgia negra brasileira tornou-se objeto de estudo e ganhou destaque.

Em breve, “Namíbia, Não!” será publicada em alemão. “A inserção de dramaturgia nas rodas e mesas de literatura significa a abertura de um canal rico de intercâmbio de linguagens”, afirma Anunciação. No Colóquio, além da obra do dramaturgo negro está inscrito o roteiro de “Diários de Motocicleta”, de Walter Salles, únicos representantes do teatro e do cinema brasileiros.

“É a Melanina Acentuada brasileira atravessando o Atlântico. É Literatura Negra brasileira em destaque”, acentua Leonel Henckes, doutorando pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e produtor da Companhia.

Exposição Ubirajara Fidalgo

Fotos e vídeos sobre a vida e obra do dramaturgo negro Ubirajara Fidalgo, uma das figuras mais importantes da história do teatro negro brasileiro e criador do Teatro Profissional do Negro (TEPRON), poderão ser vistas até o final deste mês na sala Augusto Boal no Teatro de Arena, Eugênio Kusnet, em S. Paulo.

 

A exposição faz parte da homenagem á Fidalgo na ocupação “Mostra Nova Dramaturgia” da Companhia Melanina Acentuada, grupo composto pelo ator e dramaturgo Aldri Anunciação, autor da peça “Namíbia, Não!”, dirigida por Lázaro Ramos e pelos produtores Leonel Henckes e Wellington Bastos, ganhadores do edital de ocupação do Teatro de Arena da Funarte.

Da Redação