Salvador – A advogada negra Anhamona de Brito toma posse nesta quinta-feira (12/03), às 19h, no Auditório da Defensoria (Canela) como primeira Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia. O cargo de Ouvidor Geral, na Bahia, a exemplo do que acontece em S. Paulo, é de livre nomeação pelo Governador do Estado. O mandato é de dois anos.
Anhamona é formada pela Universidade Católica de Salvador, é especialista em Direito Público e em Gênero e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela também já chefiou o gabinete da Defensoria Pública do Estado (2007-2008) e, atualmente, mantinha-se na assessoria jurídico-legislativa da Bancada de Vereadores do PT de Salvador.
A nova Ouvidora Geral baiana foi também Assessora Especial da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (SEPROMI) em 2007 e há cinco anos atua na área da defesa de grupos discriminados junto à esfera pública.
Anhomna promete fortalecer o diálogo com as representações sociais que trabalham com a questão prisional, com a questão fundiária, com o movimento de mulheres, com o movimento negro e com o movimento LGBT, entre outros.

Da Redacao