Praia Grande/SP – Discutir e aprovar políticas de ação afirmativa, incluindo-as na pauta das negociações dos acordos coletivos de trabalho, bem como conscientizar mulheres e homens dirigentes sindicais para a importância da luta pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, e a defesa da igualdade de oportunidade nas relações de trabalho, são os temas principais da I Conferência Nacional de Gênero e Raça que a União Geral dos Trabalhadores (UGT), realiza segunda e terça-feira (04 e 05/03) na Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários de S. Paulo, em Praia Grande, na Baixada Santista.

O presidente da central, Ricardo Patah, deverá participar da abertura dos trabalhos a partir das 9h. Segundo a Secretária Nacional da Diversidade Humana da central, Ana Cristina Duarte (na foto com Patah), a Conferência será um espaço importante para o debate que a central já vem fazendo e servirá para consolidar as bandeiras em defesa da mulher e da população negra brasileira. "Estamos animados e vamos sair desse debate ainda mais fortes”, afirmou.

Convenção da OIT

A Secretária da Diversidade do Sindicato dos Comerciários de S. Paulo, Cleonice Caetano, disse que um dos temas que também será abordado será a Ratificação da Convenção 189, da OIT, que trata da regulamentação do Trabalho Doméstico, e o combate à discriminação negra no mundo do trabalho. A Colônia de férias do Sindicato, fica na Avenida Guilhermina, 240. As inscrições para a conferência se encerraram nesta quinta-feira.

O editor de Afropress, jornalista e advogado, Dojival Vieira foi convidado para ser um dos debatedores da mesa 01, que tratará sobre a Discriminação no mercado de trabalho, com recorte de raça, que acontece às 10h, logo após a abertura da Conferência.

Da Redacao