Rio – A representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT) no Conselho Nacional da Igualdade Racial (CNPIR), Ana Cristina Duarte, disse que a central terá uma participação ativa e propositva no órgão de assessoramento da ministra chefe da SEPPIR, Luiza Bairros. Ana, que é Secretária Nacional da Diversidade Humana da central sindical, tomou posse na semana passada, em Brasília, para o biênio 2012/2014 e já participou da reunião em que os conselheiros discutiram a estrutura e a metodologia de trabalho do órgão.

A UGT é presidida por Ricardo Patah, que também é presidente do Sindicato dos Comerciários de S. Paulo, e iniciou em 2003 uma campanha por ações afirmativas na categoria. É a primeira vez que a central participa do Conselho da Igualdade Racial, que é integrado por representantes governamentais, da sociedade civil e do Movimento Negro.

Objetivo

O Conselho tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra e outros segmentos étnicos da população brasileira. Além do combate ao racismo, o CNPIR tem como missão propor alternativas para a superação das desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural.

Segundo a ministra Luiza Bairros, "os novos conselheiros iniciam a gestão num ambiente extremamente favorável do ponto de vista das ações afirmativas no debate nacional".

Da Redacao